sábado, 28 de julho de 2012

Leia o artigo publicado na Revista Agropecuária Catarinense.
Leia o artigo aqui

Ferreira On 7/28/2012 08:03:00 AM Comentarios LEIA MAIS

sexta-feira, 20 de julho de 2012


    O cultivo orgânico de alface e repolho, embora sejam importantes hortaliças-folhosas, já foram abordadas neste blog, sendo as matérias postadas em 18/01/2011 e 09/02/2011, respectivamente. Por outro lado, a cebolinha e a salsa, embora sejam também consideradas hortaliças-folhosas, já foram abordadas recentemente neste blog em matéria postada no dia 21/05/2012, dentro do grupo de hortaliças-condimentos (Parte II). É importante, sempre que pensar no cultivo de hortaliças, coletar amostra do solo para análise da fertilidade e da acidez, com antecedência. A calagem e a adubação orgânica de plantio e, em cobertura recomendada, caso necessárias, será com base nesta análise, interpretada por um técnico de seu município. 

Figura 1. Hortaliças-folhosas: repolho, espinafre, agrião, rúcula, radiche, alface, salsa, couve e 
cebolinha 

Acelga 


A acelga (Beta vulgaris var. cicla) é uma planta bianual (no 1º ano apresenta o crescimento vegetativo e no 2º ano produz sementes) de ciclo longo, pertencente à família Quenopodiáceas, assim como a beterraba, que tem como parte comestível às folhas cuja coloração é variável (de verde escuro à verde claro) que são ovaladas com as bordas encouraçadas. Para que ocorra a formação de flores é necessário que a planta passe por um período de temperaturas baixas. As sementes são muito pequenas e estão encerradas em um pequeno fruto, que é comumente chamado de semente. Cada fruto contém de 3 a 4 sementes muito pequenas. A hortaliça (Figura 2) é originária da Europa, onde cresce espontâneamente e é cultivada há mais de 2000 anos, muito apreciada em São Paulo e arredores. 

Figura 2. Hortaliça-folhosa: acelga

   A acelga é uma hortaliça composta por vários e importantes nutrientes e com sabor agradável. A acelga, também conhecida como beterraba branca, é uma verdura muito nutritiva, mas ainda pouco consumida no Brasil. É rica em vitaminas (A, B, B2, B5 e C), Niacina e de sais minerais (cobre, enxofre, iodo, cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio). Tem poucas calorias e quase nenhuma gordura, podendo ser usada em dietas de baixo consumo calórico. A vitamina A encontrada nesta hortaliça, é indispensável para manter a saúde dos olhos, garantindo uma boa visão. Ajuda a manter a pele e as mucosas saudáveis, auxilia no crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, combate processos infecciosos, evita problemas de pele, hemorragias e fortalece os ossos e os dentes. A Niacina, assim como todas as outras vitaminas do Complexo B, protege o aparelho digestivo e o sistema nervoso central. A acelga possui ainda grande quantidade de fibras que facilitam o bom funcionamento dos intestinos. Pode-se usar o suco deste vegetal, misturado em partes iguais com o suco de agrião para combater os cálculos biliares. Toma-se um copo, por dia, em jejum. Também se utiliza a acelga para combater a prisão-de-ventre, preparando um laxante poderoso com meio copo de suco de acelga e uma colher de sopa de azeite. Mas atenção, ela não deve ser consumida de forma exagerada, pois possui grande quantidade de oxalato, uma substância que prejudica a absorção de cálcio no organismo. O chá da raiz é remédio contra enfermidades do fígado. As sementes são boas para combater a disenteria, a metrorragia (sangramentos acíclicos do útero fora do ciclo menstrual normal) e a poliúria (sintoma que corresponde ao aumento do volume urinário). 

Cultivo: A acelga é uma planta de clima temperado, suportando até geadas suaves. Desenvolve-se com temperaturas que são compreendidas entre um mínimo de 6º C e um máximo de 27º a 33º C, sendo o período mais favorável entre 15º e 25º C. Em algumas regiões tropicais e subtropicais seu desenvolvimento é bom, contanto que seja cultivada em áreas altas e, nestas situações, pode se comportar como uma planta perene, devido à ausência de inverno definido nestas regiões. Requer solos profundos e ricos em matéria orgânica. Suporta muito bem solos salinos, mas requer solos alcalinos, com um pH ótimo de 7,2. Tolera solos com pH variando de 5,5 a 8, mas não tolera os solos ácidos. É uma planta que necessita de alta umidade, especialmente quando é jovem. No verão, a falta de água proporciona folhas amargas. Dentre as variedades, destacam-se a Kukai, Chinesa, Européia, Branca de Lyon e a Crespa de Lukullus. O espaçamento recomendado para esta cultura é de 0,6 entre fileiras por 0,2 m entre plantas, com 3-4 sementes por cova. A semeadura é feita em local definitivo. Para se obter melhores porcentagens de germinação, deve-se deixar de molho as sementes por 24 horas antecedendo ao plantio. Quando as plantinhas tiverem alcançado 10 a 15 cm de altura, faz-se o desbaste, deixando uma planta por cova. A vaquinha e a lagarta das folhas são as principais pragas que podem prejudicar as plantas. A rotação ou consorciação de culturas deve ser feita, especialmente com leguminosas, pois estas fornecem nitrogênio para a hortaliça. 

Colheita: As folhas externas da planta mais desenvolvidas são colhidas geralmente entre 55 e 65 dias após o plantio, cuidando-se para não danificar as folhas internas. Esta operação persiste por 3 a 4 meses. Quando for comprar acelga, atenção para as folhas que devem estar novas e na cor verde-claro, com o talo verde-esbranquiçado. A consistência deve ser firme, parecida com a do repolho. As folhas internas precisam estar viçosas, sem manchas ou marcas de insetos. Quando o talo está mole ou com manchas pretas, é sinal de que a acelga já está passada. Guarde a acelga na gaveta de verduras da geladeira, onde se conserva em bom estado durante 3 ou 4 dias. 


Agrião 

O agrião (Lepidium sativum, L.) pertence à família das Brassicaceae. O agrião (Figura 3) saiu da região Sudeste da Ásia para o continente europeu há vários séculos, espalhando-se pelo mundo. De folhas pequenas e verde-escuras, a hortaliça é uma excelente opção para enriquecer saladas. Com baixo teor calórico, o agrião é também fonte de provitamina A (especialmente betacaroteno), possui grande quantidade de vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais. É uma fonte valiosa de cálcio, ferro e potássio. O talo crocante tem ainda alto teor de iodo. Para completar, as folhas apresentam um sabor picante, mas suave, que estimula o apetite. Propriedades medicinais não faltam ao agrião. O agrião é uma planta de características medicinais muito conhecidas. Atualmente, é muito utilizado em combinação com o mel de abelha, para a fabricação de xaropes ou sprays que destinam-se a combater problemas na garganta ou pulmonares, tais como tosse, rouquidão, etc. Outras propriedades medicinais do agrião são: diurético, laxante e vermífugo. É rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer. Ele é, ainda, utilizado para ajudar no tratamento de doenças nos rins, fígado e em problemas de pele. A hortaliça faz bem para o fígado, é diurética e recomendada para diabéticos. Além disso, o agrião combate o ácido úrico, tuberculose, raquitismo, formação de pedra nos rins e efeitos tóxicos da nicotina. O suco de agrião fervido com leite é expectorante e, se misturado com mel, ajuda a aliviar a bronquite. 
Figura 3. Hortaliça-folhosa: agrião
As variedades mais conhecidas são: folha larga e folha d'água. Existe ainda o agrião da terra, mais picante, conhecido também por "mastruço". Mais popular por aqui são as variedades chamadas de "agrião de água", sobretudo aquelas que pertencem ao grupo de folhas largas. Os brasileiros também costumam consumir muito o agrião de terra seca, sendo algumas vezes preferida como broto. As temperaturas ideais variam entre 16 e 20ºC, mas produz em regiões mais quentes. Os terrenos argilosos, com muita matéria orgânica e baixa acidez (pH entre 6,0 e 6,8) são os ideais. 

Cultivo do agrião d'água: O agrião (Rorippa nasturtium-aquaticum L.) é uma planta que se desenvolve em terrenos alagados ou muito úmidos e, por esta razão, é conhecido também como agrião-d'água ou agrião aquático. É uma planta de clima ameno e seu desenvolvimento é melhor em temperaturas que variam de 16 a 20ºC. Com temperaturas mais elevadas, o agrião floresce mais rápido, apresenta um desenvolvimento menor da planta, além de prejudicar a qualidade. Por ser uma planta que necessita de muita água e umidade, os solos mais indicados para o seu cultivo são os que possuem maior capacidade de retenção de água, os solos argilosos. Como é uma planta rústica e resistente, o agrião é fácil de cultivar. Porém, precisa de muita água limpa disponível. No geral, a multiplicação é feita por meio de estacas, isto é, por meio de pedaços de hastes fortes. Deixa-se depois entrar água, que não mais é retirada; com o crescimento das plantas, procura-se ir aumentando a altura da água. Pode-se também fazer a multiplicação do agrião por meio de sementes. A sementeira é feita pelos métodos comuns, tendo-se o cuidado de pulverizar bem a terra do canteiro, porque as sementes são muito miúdas. Na sementeira utiliza-se sulcos separados por 10cm e 0,5cm de profundidade. Também pode ser plantada diretamente nos canteiros. Em um grama há, aproximadamente, 5000 sementes que germinam na proporção de 40%. Para o plantio, são necessários 4 kg de sementes/ha. Com 8 cm de altura leva-se as mudas para as agrieiras. O espaçamento recomendado para o cultivo do agrião são de 20 centímetros entre plantas e 25 entre linhas. Deve-se evitar a concorrência por água e nutrientes com a eliminação de plantas espontâneas ("mato") no local. Assim que as plantinhas apresentarem ramas de cinco centímetros, é hora de realizar o raleamento. Em cada cova, é bom deixar de três a quatro plantas. As agrieiras devem sempre estar inundadas, mas somente até o ponto em que a folhagem fique fora d'água. Outro ponto importante é a utilização de adubação de cobertura. As mudas devem ser transplantadas para o canteiro durante os meses de temperaturas mais amenas. 
Cultivo do agrião do seco: O agrião do seco (Lepidium sativum L.) é uma planta herbácea anual conhecido também como agrião-de-jardim, agrião, agrião-da-índia, agrião-mouro, mastruço e mastruço-ordinário. Ele pode ser utilizado como medicinal ou na alimentação humana, sendo consumido principalmente na forma de brotos. Suas folhas basais são diferentes das folhas do caule. As folhas basais tem longos pecíolos, são duplamente lobadas, com margens denteadas e dispostas em roseta, enquanto que as folhas caulinares são lanceoladas a lineares, menores e com margens inteiras. Quando adulta pode alcançar 60 cm de altura. As inflorescências são do tipo rácimo, apresentando flores pequenas e brancas, que dão origem à frutos do tipo síliqua, deiscentes. O cultivo do agrião do seco pode ser comercial, em larga escala, ou até mesmo em apartamento para o consumo dos próprios residentes. É uma importante hortaliça para cultivar em pequenos espaços, enriquecendo a alimentação de crianças, adultos e idosos. Ele pode ser utilizado cru em saladas, sanduíches, sucos, ou cozido, temperando diversos pratos. Seu sabor é levemente picante como as outras espécies de agrião: o agrião-da-água (Nasturtium officinale) e o agrião-da-terra (Barbarea verna) . É rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, além de sais minerais. 
Colheita: após cerca de dois meses do plantio, o agrião já pode ser colhido. Antes, verifique se as folhas estão desenvolvidas e tenras. É possível fazer de três a quatro cortes, com intervalos de um mês. Os melhores cortes são os de época fria. No verão, há tendência para o florescimento, diminuindo o tamanho das folhas. Os cortes são feitos à 8 cm do solo, evitando abalar a planta. 


Almeirão ou radiche 

   O almeirão (Cichorium intybus), planta perene, conhecido também por radiche e chicória, pertencente a família botânica das Asteraceae, tem como origem a Ásia, Europa e África. É uma planta herbácea da mesma família da alface e chicória que apresenta sistema radicular do tipo pivotante, profundo e sem ramificações laterais; as folhas são lanceoladas e de sabor amargo acentuado, muito utilizadas como salada ou, em alguns casos, refogadas. Apresenta folhas alongadas, largas ou estreitas, mais ou menos pubescentes, de coloração verde ou arroxeada de acordo com a variedade. Esta hortaliça (Figura 4) é uma boa fonte de fósforo e ferro e também fornece vitaminas A, C e do complexo B. 
   Com as folhas do almeirão podem ser preparadas ricas saladas cruas, e saborosos refogados, acompanhando legumes, cereais ou carnes. Seu sabor é amargo e seu valor nutricional é superior à alface, sendo mais rico em vitaminas, minerais e fibras. As raízes prestam-se para a extração industrial do carboidrato inulina, de importantes aplicações na indústria farmacêutica e de alimentos dietéticos; e para a produção de um substituto do café, após sofrerem secagem, torrefação e moagem. As flores do almeirão também são comestíveis e podem adornar saladas com efeito surpreendente. É plantado para fins ornamentais, principalmente na Europa, devido às belas flores, que acrescentam um efeito campestre em maciços ou em conjuntos com outras flores. 

Figura 4. Hortaliça-folhosa: Almeirão ou radiche

Cultivo: produz melhor sob temperaturas amenas, sendo cultivado, geralmente, no outono-inverno; à cultura se adapta melhor à semeadura direta; o espaçamento entre linhas varia de 20cm a 40cm;.é uma espécie que sofreu intenso melhoramento genético, disponibilizando atualmente plantas com folhas abertas, de cabeça (folhas justapostas e fechadas) e plantas de raiz mais engrossada. As principais variedades são "Catalonha", "Pão-de-açúcar", "Radiche (Folha larga)", "Palla Rossa", "Madnesburgo (de raiz)" e "Spadona". Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Tolera o frio e o calor. O solo deve estar bem preparado na ocasião do plantio. Multiplica-se por sementes diretamente no local definitivo. O desbaste deve ser realizado quando as plantas atingirem 10 cm, deixando uma planta a cada 15 cm. 
Colheita: A colheita inicia-se em 80 dias no verão e 100 dias no inverno. Apesar de perene é cultivada como anual, .efetuando-se o corte das folhas externas, obtendo-se até 6 colheitas parceladas; as folhas são comercializadas na forma de maços. O almeirão, como a maioria das hortaliças-folhosas, estraga-se rapidamente, murchando e amarelecendo depois de colhido. O almeirão pode ser mantido por até três dias na geladeira 


































Ferreira On 7/20/2012 03:10:00 AM 2 comments LEIA MAIS

quinta-feira, 5 de julho de 2012


Coentro



O coentro (Coriandrum sativum L.), pertencente a família botânica das Umbelliferae (aipo e batata-salsa), é originário da Costa do Mediterrâneio (Sul da Europa, Oriente Médio e África do Norte). É uma planta anual, herbácea, com caule cilíndrico, estriado e pouco ramificado, que pode atingir de 0,70 a 1 m de comprimento. As folhas são de coloração verde-brilhante que exalam um aroma forte e fétido quando esmagadas, lembrando o cheiro exalado por percevejos (Figura 1). O florescimento ocorre entre a primavera e o verão. 
Figura 1. Coentro

Principais usos: O coentro, também chamado de coentro-das-hortas, é um excelente condimento, de uso generalizado não só no Brasil como em quase todo o mundo, sendo particularmente utilizado para temperar peixes. Suas sementes são ricas em retinol, tiamina, riboflavina, niacina, cálcio, fósforo, ferro e ácido ascórbico. Nos frutos, encontramos também vitamina C. 
   O coentro pode ser encontrado na forma de ramos, grãos ou em pó. Pode ser empregado para temperar carnes, sopas, legumes, patês, biscoitos, pães, bolos e variados pratos salgados. Como uso terapêutico, é indicado em casos de flatulência e diarréia. É vermífugo, carminativo e estimulante das funções digestivas. Ajuda a disfarçar o hálito, quando mastigado imediatamente após o consumo de alho. 
   O coentro também pode ser utilizado no manejo de insetos-pragas: quando consorciado com tomate diminui o ataque da traça do tomateiro e da mosca branca, além de atrair inimigos naturais de diversas pragas que atacam as hortaliças. O preparado com coentro é eficiente no manejo de ácaros e pulgões. Como preparar: cozinhar folhas de coentro em 2 L de água; para pulverizar as plantas, acrescentar mais água. 

Propagação: por sementes. 

Cultivo: o coentro é uma planta que tolera bem tanto o frio como o calor, assim como curtos períodos de seca. O plantio é feito através de seus frutos ou sementes. A semeadura deve ser em local definitivo, em canteiros bem preparados, utilizando-se 15 a 25 kg de sementes por hectare. Cada região tem sua época mais adequada, mas recomenda-se que seja feita no início da primavera. Deve-se evitar a semeadura no período de inverno, devido principalmente ao risco de ocorrência de geadas. Usar espaçamento entre as linhas de 30 cm, para solos livres ou com pouca ocorrência de plantas espontâneas. As sementes devem ser semeadas nos sulcos das linhas a uma profundidade de 2 a 2,5 cm, e cobertas com 1 a 2 cm de terra. Utilizar espaçamento de 2 a 5 cm, entre as sementes na linha. A germinação ocorre no período de 7 a 14 dias. Deve-se então realizar o desbaste, eliminando as plantas fracas e determinando-se o espaçamento final entre uma planta e outra na linha, de 15 a 25 cm. Os solos férteis, profundos, bem drenados e com boa exposição à radiação solar são os preferidos. Devem ser evitados solos ácidos e os que retêm muita umidade. Solos ricos em nitrogênio e adubações nitrogenadas intensas devem ser evitadas, pois o excesso de nitrogênio atrasa o amadurecimento das sementes ou prolonga o período de progressivo amadurecimento e reduz a produção. Adubações com fósforo e potássio no mesmo ano do plantio produzem sementes mais aromáticas. Realizar controle e combate de ervas daninhas. Irrigar ou drenar o solo, e adubar, sempre que necessário.

Wilt, oídio e fel-tronco são as principais doenças. O Wilt causado pelo fungo Fusarium oxysporum f.sp. corianderii pode ser facilmente reconhecida no campo pela inclinação das porções terminais, seguido de murchamento e secamento de folhas, o que pode resultar em morte. Aração profunda deve ser feito durante a temporada de verão. Rotação de culturas em áreas atacadas pela doença, por 2 ou 3 anos, também é recomendado. O Oídio causado pelo fungo Erysiphe polygoni aparece como pequenas, brancas manchas circulares em partes jovens de caules e folhas. Estes aumentos em tamanho, muitas vezes se aglutinam para cobrir extensas áreas de superfície da folha. As folhas afetadas são reduzidas em tamanho e distorcidas. Para controlar esta doença, pó de enxofre (20-25 kg/ha) é eficiente.    
    Pulverização de enxofre molhável 0,25% também pode controlar esta doença. Outra doença que pode causar prejuízos a lavoura é o Fel-tronco causado pelo fungo Protomyces macrosporus; galhas aparecem nas folhas e caules das plantas afetadas por esta doença.
Colheita: A colheita dos frutos é realizada a partir do momento em que 50 a 60% dos frutos, apresentam cor amarelo-dourado ou marrom-claro-amarelado, ou pardo, conforme a variedade. A colheita é feita, cortando-se os ramos com as umbelas (extremidades dos ramos onde estão os frutos). As umbelas cortadas podem ser colocadas em recipientes sem furos, para serem transportados para o local de secagem. A colheita das folhas é feita a partir do momento em que a planta possui folhas suficientes que possam ser colhidas, sem prejudicar o seu desenvolvimento, encerrando a colheita quando surgirem os primeiros órgãos que originarão as flores.

Pimentas
(Fonte: www.cnph.embrapa.br/paginas/sistemas_producao/cultivo_da_pimenta.htm)
   As espécies de pimentas do gênero Capsicum pertencem à família botânica Solanaceae, como o tomate, a batata, a berinjela e o jiló. Dentre as espécies do gênero Capsicum, cinco são domesticadas e largamente cultivadas e utilizadas pelo homem: Capsicum annuum; C. bacccatum; C. chinense; C. frutescens e C. pubescens. Destas, apenas C. pubescens não é cultivada no Brasil. Com a chegada dos navegadores portugueses e espanhóis ao continente americano, muitas espécies de plantas foram descobertas, entre elas as pimentas. As pimentas do gênero Capsicum já eram utilizadas pelos nativos e mostraram-se mais picantes (pungentes) que a pimenta-do-reino ou pimenta-negra, do gênero Piper, cuja busca foi, possivelmente, uma das razões das viagens que culminaram com o descobrimento do Novo Mundo. É igualmente substancial a contribuição histórica brasileira na dispersão destas plantas pelo mundo, eficientemente feita pelos navegadores portugueses e pelos povos que eram transportados em suas embarcações. As rotas de navegação no período 1492-1600 permitiram que as espécies picantes e doces de pimentas viajassem o mundo. As pimentas foram então, introduzidas na África, Europa e posteriormente na Ásia. O cultivo de pimentas ocorre praticamente em todas as regiões do país e é um dos melhores exemplos de agricultura familiar e de integração pequeno agricultor-agroindústria. As pimentas (doces e picantes), além de serem consumidas frescas, podem ser processadas e utilizadas em diversas linhas de produtos na indústria de alimentos. A área anual cultivada é de cerca de dois mil ha e os principais estados produtores são Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul. Altas cotações para o produto são alcançadas nos meses de inverno quando o Sul e Sudeste são abastecidos principalmente, pela produção das regiões Nordeste e Centro-Oeste,
Principais usos: Diversos relatos de exploradores do Brasil-colônia demonstram que a pimenta era amplamente cultivada e representava um item significativo na dieta das populações indígenas. Ainda hoje, a importância das pimentas continua grande, seja na culinária, nas crenças, na medicina alopática ou natural e inclusive como arma de defesa. São remédios para artrites (pomadas a base de capsaicina), dores musculares (emplastro 'Sabiá'), dor de dente, má digestão, dor de cabeça e gastrite. A capsaicina, responsável pela pungência das pimentas, é a única substância que, usada externamente no corpo, gera endorfinas internamente que promovem uma sensação de bem-estar, acionando o potencial imunológico. Os índios Caetés foram os primeiros brasileiros a usar a pimenta como arma, sem imaginar que séculos depois a oleorresina de pimenta em aerossol ou em espuma, os famosos 'pepper spray' e 'pepper foam', seriam utilizados pela polícia moderna. Além do mercado interno, parte da produção brasileira de pimentas é exportada em diferentes formas, como páprica, pasta, desidratada e conservas ornamentais.
O extrato de pimentas picantes, especialmente a pimenta malagueta é eficiente para o manejo de grilos, paquinhas, lagarta rosca, vaquinhas e pulgões que atacam as hortaliças. Modo de preparo: coloca-se a quantidade disponível de pimentas num frasco, acrescentando-se álcool, até cobrí-las;  fecha-se e deixa-se curtir por pelo menos 3 dias. Após, o extrato já pode ser utilizado ou armazenado em local escuro. Recomenda-se uma colher de sopa deste extrato por litro de água para pulverizar as plantas. Mas também é possível utilizar dosagens mais fortes (até 1%) para aplicações em hortas. Seu uso deve ser repetido após chuvas ou irrigação. Usar luvas ao manipular a pimenta e vestimenta de proteção ao aplicar o extrato. Quando utilizar este extrato em hortaliças folhosas e hortaliças-frutos, deve-se obedecer um período de carência mínima de 12 dias da colheita para evitar a obtenção de frutos e folhas com forte odor.
Propagação: por sementes
Cultivo: A pimenteira é uma planta exigente em calor, sensível a baixas temperaturas e intolerante a geadas, por isso deve ser cultivada preferencialmente nos meses de alta temperatura, condição que favorece a germinação, o desenvolvimento e a frutificação, obtendo-se assim, um produto de alto valor comercial com menor custo de produção. Nas diferentes regiões produtoras do Sul e Sudeste do país as temperaturas elevadas consideradas ideais acontecem na primavera e verão, sendo indicados os meses de agosto a janeiro para semeadura. Entretanto, nas regiões serranas e de temperaturas mais amenas, a época mais conveniente é de setembro a novembro em razão de sua exigência em temperaturas elevadas. Os solos utilizados para o cultivo de pimenta devem ser profundos, leves, drenados (com bom escoamento de água, não sujeitos a encharcamento), preferencialmente férteis, com pH entre 5,5 a 7,0. Devem ser evitados solos salinos ou com elevada salinidade, uma vez que as pimentas, assim como pimentão, são sensíveis.
Recomenda-se que sejam evitadas áreas que tenham sido cultivadas nos últimos 3-4 anos com outras plantas da família das solanáceas (como batata, tomate, berinjela, pimenta, jiló, fumo, Physalis) ou Cucurbitáceas (como abóbora, moranga, pepino, melão e melancia). Áreas com cultivos anteriores de gramíneas (milho, sorgo, arroz, trigo, aveia), leguminosas (feijão, soja) ou aliáceas (cebola, alho), são as mais indicadas. A quantidade de adubo a ser aplicada é determinada com base na análise química do solo. A maioria das cultivares de pimentas plantadas no Brasil como a ''Malagueta'' (Capsicum. Frutescens – Figura 2), 'Dedo-de-Moça' (C. baccatum), 'Cumari' (C. baccatum var. praetermissum), 'De Cheiro' e 'Bode' (C. chinense), são consideradas variedades botânicas ou grupos varietais, com características de frutos bem definidas. Normalmente, o produtor produz sua própria semente, e as diferenças existentes dentro destes grupos estão relacionadas às diferentes fontes de sementes utilizadas para o cultivo. O transplante é realizado quando as mudas apresentarem de 4 a 6 folhas definitivas ou aproximadamente 10cm de altura. No caso de terem sido formadas em sementeiras, as mudas devem ser retiradas com cuidado, preferencialmente com o torrão para se evitar danos às raízes. Os espaçamentos dos sulcos de plantio ou canteiros são definidos de acordo com a cultivar ou tipo de pimenta, região de plantio ou ciclo da cultura (Tabela 1). As hastes lenhosas da maioria dos tipos de pimenta dispensam tutoramento e desbrota. Entretanto, caso apareçam brotações na haste principal abaixo da primeira bifurcação, elas podem ser retiradas. Em locais de ventos fortes, pode ocorrer a necessidade de se fazer tutoramento da planta (colocando-se uma estaca de madeira ou bambu junto à planta) ou o plantio de quebra-vento em volta do campo (capim-elefante, milho, cana-de-açúcar).
Figura 2. Pimenta malagueta
   A deficiência de água, especialmente durante os estádios de floração e pegamento de frutos, reduz a produtividade em decorrência da queda de flores e abortamento de frutos. Todavia, plantas de pimenta submetidas a deficiência moderada de água no solo produzem frutos mais pungentes, com maior teor de sólidos solúveis e de matéria seca. O excesso de água no solo também pode comprometer a produção de pimentas. Irrigações excessivas, principalmente em solos de drenagem deficitária, prejudica a aeração do solo e favorece o desenvolvimento de várias doenças de solo, como a causada por Phytophthora capsici.
Tabela 1. Informações sobre espaçamentos, época de plantio e ciclo dos principais tipos de pimentas em diferentes regiões do país.  

    O produtor de pimenta procura, sempre que possível, cultivar áreas sob rotação de culturas, evitando aquelas previamente utilizadas com solanáceas. A rotação adequada de culturas é importante para o manejo de plantas espontâneas, pois as práticas culturais provocam mudanças na população de plantas, havendo a cada ano uma nova relação de interferência entre as diferentes espécies. Para que as doenças sejam bem controladas é necessário que a cultura seja bem conduzida, ou seja, que a planta não esteja sujeita a estresses provocados por fatores diversos, tais como época de plantio desfavorável, adubação desbalanceada, ferimentos nas plantas, competição com plantas daninhas e o uso de cultivares não adaptadas ao clima. Dentre estes fatores, deve ser dada atenção especial ao tipo de solo e modo de irrigação. Plantas de pimenta são muito sensíveis a solos encharcados e morrem prematuramente por esta causa. O controle de doenças de plantas é, mais que tudo, 'medicina preventiva', ou seja, a estrita observação de medidas que devem ser adotadas antes mesmo do plantio.
A seguir, são mencionadas algumas medidas para evitar o aparecimento de doenças ou reduzir seu efeito:
1. Plantar sementes de boa qualidade, adquiridas de firmas idôneas. Em caso de produção própria, devem ser escolhidas as plantas saudáveis para se retirar sementes. Muitas doenças das pimentas são transmitidas pela semente;
2. Preferir variedades bem adaptadas ao clima local e à época de plantio, e que tenham resistência às principais doenças que ocorrem na região. Estas informações podem ser obtidas em catálogos de empresas de sementes;
3. Escolher para instalação da cultura uma área bem ventilada, que não tenha histórico de plantio recente com solanáceas (pimentão, tomate, berinjela, jiló), com solo bem drenado, não sujeita a empoçamento de água;
4. Fazer uma adubação balanceada, baseada em análise do solo. Falta ou excesso de nutrientes são causas freqüentes de distúrbios fisiológicos graves;
5. Produzir ou adquirir mudas sadias. Infecções precoces, provocadas por semente contaminada ou substrato infestado, dificultam sobremaneira a manutenção da sanidade nas plantas adultas. Sementeiras devem ser feitas preferencialmente em telados instalados em locais separados do campo de cultivo, onde as mudas ficam protegidas de vetores de viroses;
6. Evitar o excesso de água na irrigação, pois este é o fator que mais afeta o desenvolvimento de doenças, em especial aquelas associadas ao solo;
7. Usar água de irrigação de boa qualidade, que não tenha sofrido contaminação antes de chegar à propriedade;
8. Controlar os insetos que são vetores de viroses e que provocam ferimentos nas plantas, principalmente nos frutos;
9. Evitar ferimentos à planta durante as operações de amarrio, capinas, irrigação ou outros tratos culturais;
10.Realizar as pulverizações de preferência de forma preventiva, quando as condições climáticas forem favoráveis a uma determinada doença. Após o seu estabelecimento, a maioria das doenças não pode mais ser controlada;
11.Evitar ao máximo o trânsito de pessoas e de máquinas que podem levar estruturas de patógenos de uma área para outra. Em cultivos protegidos, recomenda-se colocar uma caixa com cal virgem na entrada para desinfestação de calçados;
12.Destruir os restos culturais, que normalmente hospedam populações de patógenos e insetos. Esta destruição pode ser feita por enterrio profundo ou queima controlada;
13.Realizar rotação de culturas, de preferência com gramíneas, tais como milho, trigo, arroz, sorgo ou capim. Esta medida é muito importante para o controle de doenças de solo, mais difíceis de serem controladas;
14.Inspecionar a lavoura com freqüência para identificar possíveis focos de doença, ainda em seu início.
O controle de insetos e ácaros deve ser feito de maneira integrada, onde práticas como a destruição de restos culturais, eliminação de plantas hospedeiras silvestres ou voluntárias, rotação de culturas, utilização de cultivares resistentes, utilização de mudas sadias, além de mecanismos que assegurem a presença de inimigos naturais nas áreas cultivadas, sejam combinadas com pulverizações produtos alternativos recomendados no sistema de produção orgânico;
Colheita: As pimentas apresentam diferentes pontos de colheita, de acordo com cada tipo, região de cultivo e época do ano. O ciclo da cultura e o período de colheita são afetados diretamente pelas condições climáticas e pelos tratos culturais, como adubação, irrigação, incidência de pragas e doenças, e a adoção de medidas de controle fitossanitário. De uma maneira geral, as primeiras colheitas são feitas a partir de 90 dias após a semeadura para as pimentas mais precoces, como a 'Murupi', e após 120 dias para as mais tardias. O ponto de colheita ideal das pimentas é determinado visualmente, quando os frutos atingem o tamanho máximo de crescimento e o formato típico de cada espécie, com a cor específica demandada pelo mercado: verde para a pimenta 'Cambuci'; vermelho para a 'Malagueta'; amarela ou vermelha para a pimenta 'Bode'; verde-claro para a 'De Cheiro'; amarela para a 'Cumari do Pará'; e amarelo-claro para a 'Murupi'. As pimentas são mais difíceis de serem colhidas quando comparadas com pimentão devido ao menor tamanho dos frutos e a arquitetura da planta, principalmente aquelas de menor porte e com maior número de galhos. Para efetuar a colheita das pimentas com plantas de porte mais baixo, como a 'Cumari do Pará' e 'Malagueta', é necessário que os apanhadores fiquem agachados ou curvados, enquanto para aquelas pimentas com plantas mais altas, como a 'Bode', é possível fazer a colheita em pé, em uma posição mais confortável. A posição dos frutos das pimentas, seu tamanho e a resistência do pedúnculo também interferem na velocidade da colheita.
    As pimentas 'Bode' e 'Dedo-de-Moça' possuem frutos maiores e são mais fáceis de apanhar, sendo possível colher até 60kg/dia/operário, enquanto as pimentas 'Malagueta' e 'Cumari do Pará' possuem frutos menores, o que reduz a velocidade da colheita (aproximadamente 10kg/dia/operário). As pimentas são colhidas manualmente, arrancando-se os frutos das plantas com ou sem os pedúnculos, dependendo do tipo de pimenta e o uso do produto. Cada colhedor utiliza um recipiente pequeno, como uma lata, prato ou bolsa para recolher os frutos das plantas. Um recipiente adequado para a colheita das pimentas pode ser feito a partir de garrafas plásticas de refrigerante de 2L do tipo 'PET', cortando-se o terço superior da garrafa e colocando-se um cordão em duas extremidades laterais para pendurar no pescoço. Além de ser um recipiente barato e fácil de ser feito, o operário fica com as duas mãos livres para executar a colheita, sendo possível segurar os ramos e destacar os frutos sem quebrar a planta. Depois de cheios, estes recipientes são vertidos em baldes ou latas maiores (5-10L) ou então em caixas localizadas estrategicamente próximas do local de colheita. Quando as pimentas são destinadas especificamente para a indústria de conservas e molhos, podem ser apanhadas sem o pedúnculo diretamente no campo. Para aquelas pimentas com maior resistência do pedúnculo, como a 'Bode' e a 'Dedo de Moça', às vezes é necessária uma operação adicional no galpão de beneficiamento para retirar completamente o pedúnculo dos frutos destinados para conservas. As pimentas mais picantes ('ardidas'), como a 'Malagueta', causam irritação e até queimaduras na pele das mãos dos colhedores devido aos teores mais elevados de capsaicina, o composto químico responsável pela ardência nas pimentas. Pessoas com pele muito sensível devem utilizar luvas ou outro material de proteção na colheita, embora causem desconforto pelo suor e dificultem a operação. Existem indicações de alguns produtos que podem aliviar as queimaduras e irritação causadas pela capsaicina, como álcool, água sanitária, água ou leite quentes.    
    Aparentemente, a melhor indicação para reduzir os efeitos negativos das pimentas mais ardidas ou picantes é usar óleos vegetais (soja, canola, girassol), azeite de oliva, banha, manteiga ou margarina ou outros produtos a base de gordura, por que a capsaicina é uma substância lipossolúvel, ou seja, solúvel em óleo e outros tipos de gorduras. Este tratamento não elimina completamente o desconforto das queimaduras, mas pode reduzir parcialmente a concentração do composto das mãos. Os colhedores devem sempre se lembrar de não se coçarem ou tocar partes sensíveis do corpo, como olhos e boca, enquanto executam a colheita por conta das queimaduras e pela irritação causadas pelas pimentas, principalmente pela exposição contínua. O horário ideal para a colheita das pimentas é nas horas menos quentes do dia, no início da manhã e no final da tarde. Quando não é possível colher tudo nestes dois períodos, deve-se armazenar os frutos colhidos sempre a sombra, em local arejado e fresco. A exposição direta ao sol aumenta a respiração e a perda de água, resultando em murcha e deterioração dos frutos. Deve-se também evitar a colheita de frutos molhados pela chuva ou orvalho porque tendem a apodrecer mais rapidamente durante o transporte e a comercialização. Restos de folhas e galhos também devem ser eliminados porque podem tendem a fermentar rapidamente, principalmente quando molhados ou úmidos, e assim aumentar a temperatura no interior das embalagens e reduzir a durabilidade pós-colheita dos frutos. À medida que baldes, caixas e sacos com as pimentas no campo vão ficando cheios, devem ser transportados até pequenos galpões ou sob a sombra de árvores nas margens da plantação. Estes galpões podem ser construídos de modo simples, com uma cobertura de plástico preto recoberto com capim ou folhas de palmeira, servindo para proteger as pimentas do sol direto e da chuva. Posteriormente, os frutos são acondicionados em sacos plásticos grandes (30kg) ou caixas plásticas ou de madeira (15kg), ou outro tipo de embalagem demandado pelo mercado. Para as pimentas destinadas para a indústria de molhos e conservas, é possível retirar os pedúnculos dos frutos em galpões ao lado da lavoura e armazenar as pimentas diretamente em recipientes plásticos de 50L ('bombas' ou 'bombonas') com a calda apropriada, feita a base de vinagre ou outro tipo de álcool e sal.   Este processo reduz problemas de conservação pós-colheita dos frutos de pimenta colhidos mantidos in natura.

Ferreira On 7/05/2012 06:59:00 AM Comentarios LEIA MAIS

sábado, 28 de julho de 2012

Cultive saúde no quintal - Artigo da Revista Agropecuária Catarinense

Leia o artigo publicado na Revista Agropecuária Catarinense.
Leia o artigo aqui

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cultivo orgânico de hortaliças-folhosas Acelga, Agrião, Almeirão ou Radiche – Parte I


    O cultivo orgânico de alface e repolho, embora sejam importantes hortaliças-folhosas, já foram abordadas neste blog, sendo as matérias postadas em 18/01/2011 e 09/02/2011, respectivamente. Por outro lado, a cebolinha e a salsa, embora sejam também consideradas hortaliças-folhosas, já foram abordadas recentemente neste blog em matéria postada no dia 21/05/2012, dentro do grupo de hortaliças-condimentos (Parte II). É importante, sempre que pensar no cultivo de hortaliças, coletar amostra do solo para análise da fertilidade e da acidez, com antecedência. A calagem e a adubação orgânica de plantio e, em cobertura recomendada, caso necessárias, será com base nesta análise, interpretada por um técnico de seu município. 

Figura 1. Hortaliças-folhosas: repolho, espinafre, agrião, rúcula, radiche, alface, salsa, couve e 
cebolinha 

Acelga 


A acelga (Beta vulgaris var. cicla) é uma planta bianual (no 1º ano apresenta o crescimento vegetativo e no 2º ano produz sementes) de ciclo longo, pertencente à família Quenopodiáceas, assim como a beterraba, que tem como parte comestível às folhas cuja coloração é variável (de verde escuro à verde claro) que são ovaladas com as bordas encouraçadas. Para que ocorra a formação de flores é necessário que a planta passe por um período de temperaturas baixas. As sementes são muito pequenas e estão encerradas em um pequeno fruto, que é comumente chamado de semente. Cada fruto contém de 3 a 4 sementes muito pequenas. A hortaliça (Figura 2) é originária da Europa, onde cresce espontâneamente e é cultivada há mais de 2000 anos, muito apreciada em São Paulo e arredores. 

Figura 2. Hortaliça-folhosa: acelga

   A acelga é uma hortaliça composta por vários e importantes nutrientes e com sabor agradável. A acelga, também conhecida como beterraba branca, é uma verdura muito nutritiva, mas ainda pouco consumida no Brasil. É rica em vitaminas (A, B, B2, B5 e C), Niacina e de sais minerais (cobre, enxofre, iodo, cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio). Tem poucas calorias e quase nenhuma gordura, podendo ser usada em dietas de baixo consumo calórico. A vitamina A encontrada nesta hortaliça, é indispensável para manter a saúde dos olhos, garantindo uma boa visão. Ajuda a manter a pele e as mucosas saudáveis, auxilia no crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, combate processos infecciosos, evita problemas de pele, hemorragias e fortalece os ossos e os dentes. A Niacina, assim como todas as outras vitaminas do Complexo B, protege o aparelho digestivo e o sistema nervoso central. A acelga possui ainda grande quantidade de fibras que facilitam o bom funcionamento dos intestinos. Pode-se usar o suco deste vegetal, misturado em partes iguais com o suco de agrião para combater os cálculos biliares. Toma-se um copo, por dia, em jejum. Também se utiliza a acelga para combater a prisão-de-ventre, preparando um laxante poderoso com meio copo de suco de acelga e uma colher de sopa de azeite. Mas atenção, ela não deve ser consumida de forma exagerada, pois possui grande quantidade de oxalato, uma substância que prejudica a absorção de cálcio no organismo. O chá da raiz é remédio contra enfermidades do fígado. As sementes são boas para combater a disenteria, a metrorragia (sangramentos acíclicos do útero fora do ciclo menstrual normal) e a poliúria (sintoma que corresponde ao aumento do volume urinário). 

Cultivo: A acelga é uma planta de clima temperado, suportando até geadas suaves. Desenvolve-se com temperaturas que são compreendidas entre um mínimo de 6º C e um máximo de 27º a 33º C, sendo o período mais favorável entre 15º e 25º C. Em algumas regiões tropicais e subtropicais seu desenvolvimento é bom, contanto que seja cultivada em áreas altas e, nestas situações, pode se comportar como uma planta perene, devido à ausência de inverno definido nestas regiões. Requer solos profundos e ricos em matéria orgânica. Suporta muito bem solos salinos, mas requer solos alcalinos, com um pH ótimo de 7,2. Tolera solos com pH variando de 5,5 a 8, mas não tolera os solos ácidos. É uma planta que necessita de alta umidade, especialmente quando é jovem. No verão, a falta de água proporciona folhas amargas. Dentre as variedades, destacam-se a Kukai, Chinesa, Européia, Branca de Lyon e a Crespa de Lukullus. O espaçamento recomendado para esta cultura é de 0,6 entre fileiras por 0,2 m entre plantas, com 3-4 sementes por cova. A semeadura é feita em local definitivo. Para se obter melhores porcentagens de germinação, deve-se deixar de molho as sementes por 24 horas antecedendo ao plantio. Quando as plantinhas tiverem alcançado 10 a 15 cm de altura, faz-se o desbaste, deixando uma planta por cova. A vaquinha e a lagarta das folhas são as principais pragas que podem prejudicar as plantas. A rotação ou consorciação de culturas deve ser feita, especialmente com leguminosas, pois estas fornecem nitrogênio para a hortaliça. 

Colheita: As folhas externas da planta mais desenvolvidas são colhidas geralmente entre 55 e 65 dias após o plantio, cuidando-se para não danificar as folhas internas. Esta operação persiste por 3 a 4 meses. Quando for comprar acelga, atenção para as folhas que devem estar novas e na cor verde-claro, com o talo verde-esbranquiçado. A consistência deve ser firme, parecida com a do repolho. As folhas internas precisam estar viçosas, sem manchas ou marcas de insetos. Quando o talo está mole ou com manchas pretas, é sinal de que a acelga já está passada. Guarde a acelga na gaveta de verduras da geladeira, onde se conserva em bom estado durante 3 ou 4 dias. 


Agrião 

O agrião (Lepidium sativum, L.) pertence à família das Brassicaceae. O agrião (Figura 3) saiu da região Sudeste da Ásia para o continente europeu há vários séculos, espalhando-se pelo mundo. De folhas pequenas e verde-escuras, a hortaliça é uma excelente opção para enriquecer saladas. Com baixo teor calórico, o agrião é também fonte de provitamina A (especialmente betacaroteno), possui grande quantidade de vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais. É uma fonte valiosa de cálcio, ferro e potássio. O talo crocante tem ainda alto teor de iodo. Para completar, as folhas apresentam um sabor picante, mas suave, que estimula o apetite. Propriedades medicinais não faltam ao agrião. O agrião é uma planta de características medicinais muito conhecidas. Atualmente, é muito utilizado em combinação com o mel de abelha, para a fabricação de xaropes ou sprays que destinam-se a combater problemas na garganta ou pulmonares, tais como tosse, rouquidão, etc. Outras propriedades medicinais do agrião são: diurético, laxante e vermífugo. É rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer. Ele é, ainda, utilizado para ajudar no tratamento de doenças nos rins, fígado e em problemas de pele. A hortaliça faz bem para o fígado, é diurética e recomendada para diabéticos. Além disso, o agrião combate o ácido úrico, tuberculose, raquitismo, formação de pedra nos rins e efeitos tóxicos da nicotina. O suco de agrião fervido com leite é expectorante e, se misturado com mel, ajuda a aliviar a bronquite. 
Figura 3. Hortaliça-folhosa: agrião
As variedades mais conhecidas são: folha larga e folha d'água. Existe ainda o agrião da terra, mais picante, conhecido também por "mastruço". Mais popular por aqui são as variedades chamadas de "agrião de água", sobretudo aquelas que pertencem ao grupo de folhas largas. Os brasileiros também costumam consumir muito o agrião de terra seca, sendo algumas vezes preferida como broto. As temperaturas ideais variam entre 16 e 20ºC, mas produz em regiões mais quentes. Os terrenos argilosos, com muita matéria orgânica e baixa acidez (pH entre 6,0 e 6,8) são os ideais. 

Cultivo do agrião d'água: O agrião (Rorippa nasturtium-aquaticum L.) é uma planta que se desenvolve em terrenos alagados ou muito úmidos e, por esta razão, é conhecido também como agrião-d'água ou agrião aquático. É uma planta de clima ameno e seu desenvolvimento é melhor em temperaturas que variam de 16 a 20ºC. Com temperaturas mais elevadas, o agrião floresce mais rápido, apresenta um desenvolvimento menor da planta, além de prejudicar a qualidade. Por ser uma planta que necessita de muita água e umidade, os solos mais indicados para o seu cultivo são os que possuem maior capacidade de retenção de água, os solos argilosos. Como é uma planta rústica e resistente, o agrião é fácil de cultivar. Porém, precisa de muita água limpa disponível. No geral, a multiplicação é feita por meio de estacas, isto é, por meio de pedaços de hastes fortes. Deixa-se depois entrar água, que não mais é retirada; com o crescimento das plantas, procura-se ir aumentando a altura da água. Pode-se também fazer a multiplicação do agrião por meio de sementes. A sementeira é feita pelos métodos comuns, tendo-se o cuidado de pulverizar bem a terra do canteiro, porque as sementes são muito miúdas. Na sementeira utiliza-se sulcos separados por 10cm e 0,5cm de profundidade. Também pode ser plantada diretamente nos canteiros. Em um grama há, aproximadamente, 5000 sementes que germinam na proporção de 40%. Para o plantio, são necessários 4 kg de sementes/ha. Com 8 cm de altura leva-se as mudas para as agrieiras. O espaçamento recomendado para o cultivo do agrião são de 20 centímetros entre plantas e 25 entre linhas. Deve-se evitar a concorrência por água e nutrientes com a eliminação de plantas espontâneas ("mato") no local. Assim que as plantinhas apresentarem ramas de cinco centímetros, é hora de realizar o raleamento. Em cada cova, é bom deixar de três a quatro plantas. As agrieiras devem sempre estar inundadas, mas somente até o ponto em que a folhagem fique fora d'água. Outro ponto importante é a utilização de adubação de cobertura. As mudas devem ser transplantadas para o canteiro durante os meses de temperaturas mais amenas. 
Cultivo do agrião do seco: O agrião do seco (Lepidium sativum L.) é uma planta herbácea anual conhecido também como agrião-de-jardim, agrião, agrião-da-índia, agrião-mouro, mastruço e mastruço-ordinário. Ele pode ser utilizado como medicinal ou na alimentação humana, sendo consumido principalmente na forma de brotos. Suas folhas basais são diferentes das folhas do caule. As folhas basais tem longos pecíolos, são duplamente lobadas, com margens denteadas e dispostas em roseta, enquanto que as folhas caulinares são lanceoladas a lineares, menores e com margens inteiras. Quando adulta pode alcançar 60 cm de altura. As inflorescências são do tipo rácimo, apresentando flores pequenas e brancas, que dão origem à frutos do tipo síliqua, deiscentes. O cultivo do agrião do seco pode ser comercial, em larga escala, ou até mesmo em apartamento para o consumo dos próprios residentes. É uma importante hortaliça para cultivar em pequenos espaços, enriquecendo a alimentação de crianças, adultos e idosos. Ele pode ser utilizado cru em saladas, sanduíches, sucos, ou cozido, temperando diversos pratos. Seu sabor é levemente picante como as outras espécies de agrião: o agrião-da-água (Nasturtium officinale) e o agrião-da-terra (Barbarea verna) . É rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, além de sais minerais. 
Colheita: após cerca de dois meses do plantio, o agrião já pode ser colhido. Antes, verifique se as folhas estão desenvolvidas e tenras. É possível fazer de três a quatro cortes, com intervalos de um mês. Os melhores cortes são os de época fria. No verão, há tendência para o florescimento, diminuindo o tamanho das folhas. Os cortes são feitos à 8 cm do solo, evitando abalar a planta. 


Almeirão ou radiche 

   O almeirão (Cichorium intybus), planta perene, conhecido também por radiche e chicória, pertencente a família botânica das Asteraceae, tem como origem a Ásia, Europa e África. É uma planta herbácea da mesma família da alface e chicória que apresenta sistema radicular do tipo pivotante, profundo e sem ramificações laterais; as folhas são lanceoladas e de sabor amargo acentuado, muito utilizadas como salada ou, em alguns casos, refogadas. Apresenta folhas alongadas, largas ou estreitas, mais ou menos pubescentes, de coloração verde ou arroxeada de acordo com a variedade. Esta hortaliça (Figura 4) é uma boa fonte de fósforo e ferro e também fornece vitaminas A, C e do complexo B. 
   Com as folhas do almeirão podem ser preparadas ricas saladas cruas, e saborosos refogados, acompanhando legumes, cereais ou carnes. Seu sabor é amargo e seu valor nutricional é superior à alface, sendo mais rico em vitaminas, minerais e fibras. As raízes prestam-se para a extração industrial do carboidrato inulina, de importantes aplicações na indústria farmacêutica e de alimentos dietéticos; e para a produção de um substituto do café, após sofrerem secagem, torrefação e moagem. As flores do almeirão também são comestíveis e podem adornar saladas com efeito surpreendente. É plantado para fins ornamentais, principalmente na Europa, devido às belas flores, que acrescentam um efeito campestre em maciços ou em conjuntos com outras flores. 

Figura 4. Hortaliça-folhosa: Almeirão ou radiche

Cultivo: produz melhor sob temperaturas amenas, sendo cultivado, geralmente, no outono-inverno; à cultura se adapta melhor à semeadura direta; o espaçamento entre linhas varia de 20cm a 40cm;.é uma espécie que sofreu intenso melhoramento genético, disponibilizando atualmente plantas com folhas abertas, de cabeça (folhas justapostas e fechadas) e plantas de raiz mais engrossada. As principais variedades são "Catalonha", "Pão-de-açúcar", "Radiche (Folha larga)", "Palla Rossa", "Madnesburgo (de raiz)" e "Spadona". Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Tolera o frio e o calor. O solo deve estar bem preparado na ocasião do plantio. Multiplica-se por sementes diretamente no local definitivo. O desbaste deve ser realizado quando as plantas atingirem 10 cm, deixando uma planta a cada 15 cm. 
Colheita: A colheita inicia-se em 80 dias no verão e 100 dias no inverno. Apesar de perene é cultivada como anual, .efetuando-se o corte das folhas externas, obtendo-se até 6 colheitas parceladas; as folhas são comercializadas na forma de maços. O almeirão, como a maioria das hortaliças-folhosas, estraga-se rapidamente, murchando e amarelecendo depois de colhido. O almeirão pode ser mantido por até três dias na geladeira 


































quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cultivo orgânico de hortaliças-condimentos - Parte V - Final coentro e pimenta


Coentro



O coentro (Coriandrum sativum L.), pertencente a família botânica das Umbelliferae (aipo e batata-salsa), é originário da Costa do Mediterrâneio (Sul da Europa, Oriente Médio e África do Norte). É uma planta anual, herbácea, com caule cilíndrico, estriado e pouco ramificado, que pode atingir de 0,70 a 1 m de comprimento. As folhas são de coloração verde-brilhante que exalam um aroma forte e fétido quando esmagadas, lembrando o cheiro exalado por percevejos (Figura 1). O florescimento ocorre entre a primavera e o verão. 
Figura 1. Coentro

Principais usos: O coentro, também chamado de coentro-das-hortas, é um excelente condimento, de uso generalizado não só no Brasil como em quase todo o mundo, sendo particularmente utilizado para temperar peixes. Suas sementes são ricas em retinol, tiamina, riboflavina, niacina, cálcio, fósforo, ferro e ácido ascórbico. Nos frutos, encontramos também vitamina C. 
   O coentro pode ser encontrado na forma de ramos, grãos ou em pó. Pode ser empregado para temperar carnes, sopas, legumes, patês, biscoitos, pães, bolos e variados pratos salgados. Como uso terapêutico, é indicado em casos de flatulência e diarréia. É vermífugo, carminativo e estimulante das funções digestivas. Ajuda a disfarçar o hálito, quando mastigado imediatamente após o consumo de alho. 
   O coentro também pode ser utilizado no manejo de insetos-pragas: quando consorciado com tomate diminui o ataque da traça do tomateiro e da mosca branca, além de atrair inimigos naturais de diversas pragas que atacam as hortaliças. O preparado com coentro é eficiente no manejo de ácaros e pulgões. Como preparar: cozinhar folhas de coentro em 2 L de água; para pulverizar as plantas, acrescentar mais água. 

Propagação: por sementes. 

Cultivo: o coentro é uma planta que tolera bem tanto o frio como o calor, assim como curtos períodos de seca. O plantio é feito através de seus frutos ou sementes. A semeadura deve ser em local definitivo, em canteiros bem preparados, utilizando-se 15 a 25 kg de sementes por hectare. Cada região tem sua época mais adequada, mas recomenda-se que seja feita no início da primavera. Deve-se evitar a semeadura no período de inverno, devido principalmente ao risco de ocorrência de geadas. Usar espaçamento entre as linhas de 30 cm, para solos livres ou com pouca ocorrência de plantas espontâneas. As sementes devem ser semeadas nos sulcos das linhas a uma profundidade de 2 a 2,5 cm, e cobertas com 1 a 2 cm de terra. Utilizar espaçamento de 2 a 5 cm, entre as sementes na linha. A germinação ocorre no período de 7 a 14 dias. Deve-se então realizar o desbaste, eliminando as plantas fracas e determinando-se o espaçamento final entre uma planta e outra na linha, de 15 a 25 cm. Os solos férteis, profundos, bem drenados e com boa exposição à radiação solar são os preferidos. Devem ser evitados solos ácidos e os que retêm muita umidade. Solos ricos em nitrogênio e adubações nitrogenadas intensas devem ser evitadas, pois o excesso de nitrogênio atrasa o amadurecimento das sementes ou prolonga o período de progressivo amadurecimento e reduz a produção. Adubações com fósforo e potássio no mesmo ano do plantio produzem sementes mais aromáticas. Realizar controle e combate de ervas daninhas. Irrigar ou drenar o solo, e adubar, sempre que necessário.

Wilt, oídio e fel-tronco são as principais doenças. O Wilt causado pelo fungo Fusarium oxysporum f.sp. corianderii pode ser facilmente reconhecida no campo pela inclinação das porções terminais, seguido de murchamento e secamento de folhas, o que pode resultar em morte. Aração profunda deve ser feito durante a temporada de verão. Rotação de culturas em áreas atacadas pela doença, por 2 ou 3 anos, também é recomendado. O Oídio causado pelo fungo Erysiphe polygoni aparece como pequenas, brancas manchas circulares em partes jovens de caules e folhas. Estes aumentos em tamanho, muitas vezes se aglutinam para cobrir extensas áreas de superfície da folha. As folhas afetadas são reduzidas em tamanho e distorcidas. Para controlar esta doença, pó de enxofre (20-25 kg/ha) é eficiente.    
    Pulverização de enxofre molhável 0,25% também pode controlar esta doença. Outra doença que pode causar prejuízos a lavoura é o Fel-tronco causado pelo fungo Protomyces macrosporus; galhas aparecem nas folhas e caules das plantas afetadas por esta doença.
Colheita: A colheita dos frutos é realizada a partir do momento em que 50 a 60% dos frutos, apresentam cor amarelo-dourado ou marrom-claro-amarelado, ou pardo, conforme a variedade. A colheita é feita, cortando-se os ramos com as umbelas (extremidades dos ramos onde estão os frutos). As umbelas cortadas podem ser colocadas em recipientes sem furos, para serem transportados para o local de secagem. A colheita das folhas é feita a partir do momento em que a planta possui folhas suficientes que possam ser colhidas, sem prejudicar o seu desenvolvimento, encerrando a colheita quando surgirem os primeiros órgãos que originarão as flores.

Pimentas
(Fonte: www.cnph.embrapa.br/paginas/sistemas_producao/cultivo_da_pimenta.htm)
   As espécies de pimentas do gênero Capsicum pertencem à família botânica Solanaceae, como o tomate, a batata, a berinjela e o jiló. Dentre as espécies do gênero Capsicum, cinco são domesticadas e largamente cultivadas e utilizadas pelo homem: Capsicum annuum; C. bacccatum; C. chinense; C. frutescens e C. pubescens. Destas, apenas C. pubescens não é cultivada no Brasil. Com a chegada dos navegadores portugueses e espanhóis ao continente americano, muitas espécies de plantas foram descobertas, entre elas as pimentas. As pimentas do gênero Capsicum já eram utilizadas pelos nativos e mostraram-se mais picantes (pungentes) que a pimenta-do-reino ou pimenta-negra, do gênero Piper, cuja busca foi, possivelmente, uma das razões das viagens que culminaram com o descobrimento do Novo Mundo. É igualmente substancial a contribuição histórica brasileira na dispersão destas plantas pelo mundo, eficientemente feita pelos navegadores portugueses e pelos povos que eram transportados em suas embarcações. As rotas de navegação no período 1492-1600 permitiram que as espécies picantes e doces de pimentas viajassem o mundo. As pimentas foram então, introduzidas na África, Europa e posteriormente na Ásia. O cultivo de pimentas ocorre praticamente em todas as regiões do país e é um dos melhores exemplos de agricultura familiar e de integração pequeno agricultor-agroindústria. As pimentas (doces e picantes), além de serem consumidas frescas, podem ser processadas e utilizadas em diversas linhas de produtos na indústria de alimentos. A área anual cultivada é de cerca de dois mil ha e os principais estados produtores são Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul. Altas cotações para o produto são alcançadas nos meses de inverno quando o Sul e Sudeste são abastecidos principalmente, pela produção das regiões Nordeste e Centro-Oeste,
Principais usos: Diversos relatos de exploradores do Brasil-colônia demonstram que a pimenta era amplamente cultivada e representava um item significativo na dieta das populações indígenas. Ainda hoje, a importância das pimentas continua grande, seja na culinária, nas crenças, na medicina alopática ou natural e inclusive como arma de defesa. São remédios para artrites (pomadas a base de capsaicina), dores musculares (emplastro 'Sabiá'), dor de dente, má digestão, dor de cabeça e gastrite. A capsaicina, responsável pela pungência das pimentas, é a única substância que, usada externamente no corpo, gera endorfinas internamente que promovem uma sensação de bem-estar, acionando o potencial imunológico. Os índios Caetés foram os primeiros brasileiros a usar a pimenta como arma, sem imaginar que séculos depois a oleorresina de pimenta em aerossol ou em espuma, os famosos 'pepper spray' e 'pepper foam', seriam utilizados pela polícia moderna. Além do mercado interno, parte da produção brasileira de pimentas é exportada em diferentes formas, como páprica, pasta, desidratada e conservas ornamentais.
O extrato de pimentas picantes, especialmente a pimenta malagueta é eficiente para o manejo de grilos, paquinhas, lagarta rosca, vaquinhas e pulgões que atacam as hortaliças. Modo de preparo: coloca-se a quantidade disponível de pimentas num frasco, acrescentando-se álcool, até cobrí-las;  fecha-se e deixa-se curtir por pelo menos 3 dias. Após, o extrato já pode ser utilizado ou armazenado em local escuro. Recomenda-se uma colher de sopa deste extrato por litro de água para pulverizar as plantas. Mas também é possível utilizar dosagens mais fortes (até 1%) para aplicações em hortas. Seu uso deve ser repetido após chuvas ou irrigação. Usar luvas ao manipular a pimenta e vestimenta de proteção ao aplicar o extrato. Quando utilizar este extrato em hortaliças folhosas e hortaliças-frutos, deve-se obedecer um período de carência mínima de 12 dias da colheita para evitar a obtenção de frutos e folhas com forte odor.
Propagação: por sementes
Cultivo: A pimenteira é uma planta exigente em calor, sensível a baixas temperaturas e intolerante a geadas, por isso deve ser cultivada preferencialmente nos meses de alta temperatura, condição que favorece a germinação, o desenvolvimento e a frutificação, obtendo-se assim, um produto de alto valor comercial com menor custo de produção. Nas diferentes regiões produtoras do Sul e Sudeste do país as temperaturas elevadas consideradas ideais acontecem na primavera e verão, sendo indicados os meses de agosto a janeiro para semeadura. Entretanto, nas regiões serranas e de temperaturas mais amenas, a época mais conveniente é de setembro a novembro em razão de sua exigência em temperaturas elevadas. Os solos utilizados para o cultivo de pimenta devem ser profundos, leves, drenados (com bom escoamento de água, não sujeitos a encharcamento), preferencialmente férteis, com pH entre 5,5 a 7,0. Devem ser evitados solos salinos ou com elevada salinidade, uma vez que as pimentas, assim como pimentão, são sensíveis.
Recomenda-se que sejam evitadas áreas que tenham sido cultivadas nos últimos 3-4 anos com outras plantas da família das solanáceas (como batata, tomate, berinjela, pimenta, jiló, fumo, Physalis) ou Cucurbitáceas (como abóbora, moranga, pepino, melão e melancia). Áreas com cultivos anteriores de gramíneas (milho, sorgo, arroz, trigo, aveia), leguminosas (feijão, soja) ou aliáceas (cebola, alho), são as mais indicadas. A quantidade de adubo a ser aplicada é determinada com base na análise química do solo. A maioria das cultivares de pimentas plantadas no Brasil como a ''Malagueta'' (Capsicum. Frutescens – Figura 2), 'Dedo-de-Moça' (C. baccatum), 'Cumari' (C. baccatum var. praetermissum), 'De Cheiro' e 'Bode' (C. chinense), são consideradas variedades botânicas ou grupos varietais, com características de frutos bem definidas. Normalmente, o produtor produz sua própria semente, e as diferenças existentes dentro destes grupos estão relacionadas às diferentes fontes de sementes utilizadas para o cultivo. O transplante é realizado quando as mudas apresentarem de 4 a 6 folhas definitivas ou aproximadamente 10cm de altura. No caso de terem sido formadas em sementeiras, as mudas devem ser retiradas com cuidado, preferencialmente com o torrão para se evitar danos às raízes. Os espaçamentos dos sulcos de plantio ou canteiros são definidos de acordo com a cultivar ou tipo de pimenta, região de plantio ou ciclo da cultura (Tabela 1). As hastes lenhosas da maioria dos tipos de pimenta dispensam tutoramento e desbrota. Entretanto, caso apareçam brotações na haste principal abaixo da primeira bifurcação, elas podem ser retiradas. Em locais de ventos fortes, pode ocorrer a necessidade de se fazer tutoramento da planta (colocando-se uma estaca de madeira ou bambu junto à planta) ou o plantio de quebra-vento em volta do campo (capim-elefante, milho, cana-de-açúcar).
Figura 2. Pimenta malagueta
   A deficiência de água, especialmente durante os estádios de floração e pegamento de frutos, reduz a produtividade em decorrência da queda de flores e abortamento de frutos. Todavia, plantas de pimenta submetidas a deficiência moderada de água no solo produzem frutos mais pungentes, com maior teor de sólidos solúveis e de matéria seca. O excesso de água no solo também pode comprometer a produção de pimentas. Irrigações excessivas, principalmente em solos de drenagem deficitária, prejudica a aeração do solo e favorece o desenvolvimento de várias doenças de solo, como a causada por Phytophthora capsici.
Tabela 1. Informações sobre espaçamentos, época de plantio e ciclo dos principais tipos de pimentas em diferentes regiões do país.  

    O produtor de pimenta procura, sempre que possível, cultivar áreas sob rotação de culturas, evitando aquelas previamente utilizadas com solanáceas. A rotação adequada de culturas é importante para o manejo de plantas espontâneas, pois as práticas culturais provocam mudanças na população de plantas, havendo a cada ano uma nova relação de interferência entre as diferentes espécies. Para que as doenças sejam bem controladas é necessário que a cultura seja bem conduzida, ou seja, que a planta não esteja sujeita a estresses provocados por fatores diversos, tais como época de plantio desfavorável, adubação desbalanceada, ferimentos nas plantas, competição com plantas daninhas e o uso de cultivares não adaptadas ao clima. Dentre estes fatores, deve ser dada atenção especial ao tipo de solo e modo de irrigação. Plantas de pimenta são muito sensíveis a solos encharcados e morrem prematuramente por esta causa. O controle de doenças de plantas é, mais que tudo, 'medicina preventiva', ou seja, a estrita observação de medidas que devem ser adotadas antes mesmo do plantio.
A seguir, são mencionadas algumas medidas para evitar o aparecimento de doenças ou reduzir seu efeito:
1. Plantar sementes de boa qualidade, adquiridas de firmas idôneas. Em caso de produção própria, devem ser escolhidas as plantas saudáveis para se retirar sementes. Muitas doenças das pimentas são transmitidas pela semente;
2. Preferir variedades bem adaptadas ao clima local e à época de plantio, e que tenham resistência às principais doenças que ocorrem na região. Estas informações podem ser obtidas em catálogos de empresas de sementes;
3. Escolher para instalação da cultura uma área bem ventilada, que não tenha histórico de plantio recente com solanáceas (pimentão, tomate, berinjela, jiló), com solo bem drenado, não sujeita a empoçamento de água;
4. Fazer uma adubação balanceada, baseada em análise do solo. Falta ou excesso de nutrientes são causas freqüentes de distúrbios fisiológicos graves;
5. Produzir ou adquirir mudas sadias. Infecções precoces, provocadas por semente contaminada ou substrato infestado, dificultam sobremaneira a manutenção da sanidade nas plantas adultas. Sementeiras devem ser feitas preferencialmente em telados instalados em locais separados do campo de cultivo, onde as mudas ficam protegidas de vetores de viroses;
6. Evitar o excesso de água na irrigação, pois este é o fator que mais afeta o desenvolvimento de doenças, em especial aquelas associadas ao solo;
7. Usar água de irrigação de boa qualidade, que não tenha sofrido contaminação antes de chegar à propriedade;
8. Controlar os insetos que são vetores de viroses e que provocam ferimentos nas plantas, principalmente nos frutos;
9. Evitar ferimentos à planta durante as operações de amarrio, capinas, irrigação ou outros tratos culturais;
10.Realizar as pulverizações de preferência de forma preventiva, quando as condições climáticas forem favoráveis a uma determinada doença. Após o seu estabelecimento, a maioria das doenças não pode mais ser controlada;
11.Evitar ao máximo o trânsito de pessoas e de máquinas que podem levar estruturas de patógenos de uma área para outra. Em cultivos protegidos, recomenda-se colocar uma caixa com cal virgem na entrada para desinfestação de calçados;
12.Destruir os restos culturais, que normalmente hospedam populações de patógenos e insetos. Esta destruição pode ser feita por enterrio profundo ou queima controlada;
13.Realizar rotação de culturas, de preferência com gramíneas, tais como milho, trigo, arroz, sorgo ou capim. Esta medida é muito importante para o controle de doenças de solo, mais difíceis de serem controladas;
14.Inspecionar a lavoura com freqüência para identificar possíveis focos de doença, ainda em seu início.
O controle de insetos e ácaros deve ser feito de maneira integrada, onde práticas como a destruição de restos culturais, eliminação de plantas hospedeiras silvestres ou voluntárias, rotação de culturas, utilização de cultivares resistentes, utilização de mudas sadias, além de mecanismos que assegurem a presença de inimigos naturais nas áreas cultivadas, sejam combinadas com pulverizações produtos alternativos recomendados no sistema de produção orgânico;
Colheita: As pimentas apresentam diferentes pontos de colheita, de acordo com cada tipo, região de cultivo e época do ano. O ciclo da cultura e o período de colheita são afetados diretamente pelas condições climáticas e pelos tratos culturais, como adubação, irrigação, incidência de pragas e doenças, e a adoção de medidas de controle fitossanitário. De uma maneira geral, as primeiras colheitas são feitas a partir de 90 dias após a semeadura para as pimentas mais precoces, como a 'Murupi', e após 120 dias para as mais tardias. O ponto de colheita ideal das pimentas é determinado visualmente, quando os frutos atingem o tamanho máximo de crescimento e o formato típico de cada espécie, com a cor específica demandada pelo mercado: verde para a pimenta 'Cambuci'; vermelho para a 'Malagueta'; amarela ou vermelha para a pimenta 'Bode'; verde-claro para a 'De Cheiro'; amarela para a 'Cumari do Pará'; e amarelo-claro para a 'Murupi'. As pimentas são mais difíceis de serem colhidas quando comparadas com pimentão devido ao menor tamanho dos frutos e a arquitetura da planta, principalmente aquelas de menor porte e com maior número de galhos. Para efetuar a colheita das pimentas com plantas de porte mais baixo, como a 'Cumari do Pará' e 'Malagueta', é necessário que os apanhadores fiquem agachados ou curvados, enquanto para aquelas pimentas com plantas mais altas, como a 'Bode', é possível fazer a colheita em pé, em uma posição mais confortável. A posição dos frutos das pimentas, seu tamanho e a resistência do pedúnculo também interferem na velocidade da colheita.
    As pimentas 'Bode' e 'Dedo-de-Moça' possuem frutos maiores e são mais fáceis de apanhar, sendo possível colher até 60kg/dia/operário, enquanto as pimentas 'Malagueta' e 'Cumari do Pará' possuem frutos menores, o que reduz a velocidade da colheita (aproximadamente 10kg/dia/operário). As pimentas são colhidas manualmente, arrancando-se os frutos das plantas com ou sem os pedúnculos, dependendo do tipo de pimenta e o uso do produto. Cada colhedor utiliza um recipiente pequeno, como uma lata, prato ou bolsa para recolher os frutos das plantas. Um recipiente adequado para a colheita das pimentas pode ser feito a partir de garrafas plásticas de refrigerante de 2L do tipo 'PET', cortando-se o terço superior da garrafa e colocando-se um cordão em duas extremidades laterais para pendurar no pescoço. Além de ser um recipiente barato e fácil de ser feito, o operário fica com as duas mãos livres para executar a colheita, sendo possível segurar os ramos e destacar os frutos sem quebrar a planta. Depois de cheios, estes recipientes são vertidos em baldes ou latas maiores (5-10L) ou então em caixas localizadas estrategicamente próximas do local de colheita. Quando as pimentas são destinadas especificamente para a indústria de conservas e molhos, podem ser apanhadas sem o pedúnculo diretamente no campo. Para aquelas pimentas com maior resistência do pedúnculo, como a 'Bode' e a 'Dedo de Moça', às vezes é necessária uma operação adicional no galpão de beneficiamento para retirar completamente o pedúnculo dos frutos destinados para conservas. As pimentas mais picantes ('ardidas'), como a 'Malagueta', causam irritação e até queimaduras na pele das mãos dos colhedores devido aos teores mais elevados de capsaicina, o composto químico responsável pela ardência nas pimentas. Pessoas com pele muito sensível devem utilizar luvas ou outro material de proteção na colheita, embora causem desconforto pelo suor e dificultem a operação. Existem indicações de alguns produtos que podem aliviar as queimaduras e irritação causadas pela capsaicina, como álcool, água sanitária, água ou leite quentes.    
    Aparentemente, a melhor indicação para reduzir os efeitos negativos das pimentas mais ardidas ou picantes é usar óleos vegetais (soja, canola, girassol), azeite de oliva, banha, manteiga ou margarina ou outros produtos a base de gordura, por que a capsaicina é uma substância lipossolúvel, ou seja, solúvel em óleo e outros tipos de gorduras. Este tratamento não elimina completamente o desconforto das queimaduras, mas pode reduzir parcialmente a concentração do composto das mãos. Os colhedores devem sempre se lembrar de não se coçarem ou tocar partes sensíveis do corpo, como olhos e boca, enquanto executam a colheita por conta das queimaduras e pela irritação causadas pelas pimentas, principalmente pela exposição contínua. O horário ideal para a colheita das pimentas é nas horas menos quentes do dia, no início da manhã e no final da tarde. Quando não é possível colher tudo nestes dois períodos, deve-se armazenar os frutos colhidos sempre a sombra, em local arejado e fresco. A exposição direta ao sol aumenta a respiração e a perda de água, resultando em murcha e deterioração dos frutos. Deve-se também evitar a colheita de frutos molhados pela chuva ou orvalho porque tendem a apodrecer mais rapidamente durante o transporte e a comercialização. Restos de folhas e galhos também devem ser eliminados porque podem tendem a fermentar rapidamente, principalmente quando molhados ou úmidos, e assim aumentar a temperatura no interior das embalagens e reduzir a durabilidade pós-colheita dos frutos. À medida que baldes, caixas e sacos com as pimentas no campo vão ficando cheios, devem ser transportados até pequenos galpões ou sob a sombra de árvores nas margens da plantação. Estes galpões podem ser construídos de modo simples, com uma cobertura de plástico preto recoberto com capim ou folhas de palmeira, servindo para proteger as pimentas do sol direto e da chuva. Posteriormente, os frutos são acondicionados em sacos plásticos grandes (30kg) ou caixas plásticas ou de madeira (15kg), ou outro tipo de embalagem demandado pelo mercado. Para as pimentas destinadas para a indústria de molhos e conservas, é possível retirar os pedúnculos dos frutos em galpões ao lado da lavoura e armazenar as pimentas diretamente em recipientes plásticos de 50L ('bombas' ou 'bombonas') com a calda apropriada, feita a base de vinagre ou outro tipo de álcool e sal.   Este processo reduz problemas de conservação pós-colheita dos frutos de pimenta colhidos mantidos in natura.

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Blog Archive

Blogger templates