quarta-feira, 21 de março de 2012



Verdade: a agricultura orgânica reduz o aquecimento global e economiza energia 

    Já há algum tempo, boa parte dos pesquisadores alertam para os problemas causados pelo aumento das temperaturas do planeta, o que tem provocado as alterações no clima e todas as suas consequências, tais como o derretimento dos gelos polares e a elevação do nível do mar, além de mais tormentas, furacões e inundações. Recentemente, um número maior de cientistas chegou à conclusão de que tais problemas são provocados pelo aumento da emissão dos gases causadores do "efeito estufa" e que são provenientes das diversas atividades humanas, sendo as principais: a industrialização, a queima de combustíveis fósseis, a derrubada e queimadas das florestas e a produção agropecuária, ou seja, são problemas causados pelo "homem civilizado" e terão que ser enfrentados pelo "ser humano". Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa.     
   Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global. A agricultura é totalmente dependente do clima e se, não for feito nada, em pouco tempo, haverá uma grave crise mundial provocada pela falta de água potável e de alimentos, inclusive nos países mais ricos e poderosos do planeta. 

Principais gases causadores do efeito estufa e suas consequências 

    Segundo dados do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (órgão da ONU composto por delegações de 130 governos para realizar avaliações regulares sobre mudanças climáticas) os "gases do efeito estufa" considerados mais nocivos são: dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), proveniente da queima de combustíveis fósseis, desmatamento e queimadas, os quais respondem por 75% do efeito estufa; o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) produzidos especialmente pelo setor agrícola, estão aumentando a taxas aceleradas, além de apresentarem um poder ainda mais "letal" quando se trata de aprisionar calor. O metano é 23 vezes mais poderoso do que o gás carbônico e permanece na atmosfera por até 15 anos; desde antes da revolução industrial até os dias atuais, a produção de metano aumentou de 700ppm para 1745ppm. Para efeitos comparativos, o gás carbônico cresceu de 280 para 365ppm. Já o óxido nitroso, volatizado dos fertilizantes químicos, embora encontrado em concentrações ainda muito baixas, consegue ser 296 vezes mais "eficiente" que o gás carbônico, além de permanecer na troposfera ao longo de 114 anos antes de ser absorvido e neutralizado. Além disso, alguns adubos químicos são hidrossolúveis, isto é, dissolvem-se na água, sendo uma parte rapidamente absorvida pelas raízes das plantas, a maior parte é lixiviada, ou seja, é lavada pelas águas das chuvas e regas, indo poluir rios, lagos e lençóis freáticos e há ainda uma terceira parte que se evapora, como no caso dos adubos nitrogenados (como a uréia) que sob a forma de óxido nitroso pode destruir a camada de ozônio da atmosfera, sendo uma das causas do aquecimento global. 

As principais consequências do aquecimento global são: 

- Aumento do nível dos oceanos; com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil e países africanos) a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra; 
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças. 

Outras conclusões importantes segundo o IPCC? 

     O IPCC estima que até o fim deste século a temperatura da Terra deve subir entre 1,8ºC e 4ºC, o que aumentaria a intensidade de tufões e secas, ameaçando um terço das espécies do planeta. Populações estariam mais vulneráveis à doenças e desnutrição. Calcula-se também que o derretimento das camadas polares pode fazer com que os oceanos se elevem entre 18 cm e 58 cm até 2100, fazendo desaparecer pequenas ilhas e obrigando centenas de milhares de pessoas a deixarem o local onde vivem . A estimativa do IPCC é de que mais de 1 bilhão de pessoas poderia ficar sem água potável por conta do derretimento do gelo no topo de cordilheiras importantes, como o Himalaia e os Andes. Essas cordilheiras geladas servem como 'depósitos naturais' que armazenam a água da chuva e a liberam gradualmente, garantindo um abastecimento constante dos rios que sustentam populações ribeirinhas. 

     Segundo cálculos da FAO, com relação ao setor pecuário, todo rebanho mundial responde por, aproximadamente, 18% de todas as emissões de gases do efeito estufa originados por intervenção humana. Os cinco maiores emissores de gases causadores do efeito estufa são: a produção de energia, o setor industrial, o lixo, as mudanças no uso do solo e a agropecuária. As conclusões do relatório reforçam que a emissão de dióxido de carbono proveniente de mudanças no uso do solo acontece a partir do desmatamento e da perda de material biológico do solo, com a conversão de florestas em pastagens, "são muito mais elevadas do que as emissões do setor energético". Para os pesquisadores da FAO, os solos vegetados apresentam enorme capacidade de servirem como sumidouros de carbono. Portanto, os solos cultivados, aliado às boas práticas de manejo podem trazer ganhos gigantescos para humanidade. Os resultados apresentados pela "revolução verde", com o uso de máquinas pesadas, o desmatamento, a monocultura, os híbridos, e a aplicação dos insumos químicos, embora significativos do ponto de vista da produção, causaram inegáveis danos ao meio ambiente e a exclusão de milhões de pessoas do meio rural. Por outro lado, o incremento na produção não foi capaz de resolver o problema de desnutrição e da fome no planeta. A pecuária também será afetada pelo aquecimento do planeta, pois é tão ou mais sensível do que a agricultura. Os pesquisadores alertam para os riscos de redução na produção de leite e incremento das taxas de aborto. No caso dos suínos, espera-se um aumento na taxa de mortalidade durante a gestação e no nascimento dos leitões. Para as aves, prevê-se queda na produção e o aumento de postura de ovos sem casca, afetando a oferta de animais para reprodução e abate. 

Agricultura ecológica é uma das alternativas para reduzir o efeito estufa e economizar energia 

    Os defensores da agricultura orgânica sustentam que suas práticas consomem 33% a 56% menos energia que a convencional, dobram a quantidade de carbono seqüestrado no solo, reduzem 48% a 60% as emissões de CO2 e retêm 20% a 40% mais de água no solo. Ou seja, são muito melhores para diminuir os efeitos do aquecimento global e da escassez de água que rondam o planeta. Ficar esperando para ver o que acontece é a pior atitude para o planeta e, conseqüentemente, para a economia em geral, especialmente, para o setor agrícola, que é totalmente dependente do clima. O aquecimento global pode provocar problemas muito mais graves à economia do planeta do que os causados pela 2ª grande guerra. 

    No Brasil, além da destruição das florestas, dos rios e solos, um dos principais problemas do setor agrícola é o endividamento. Trata-se, nesse momento, de desenvolver fórmulas adaptadas para mitigar os efeitos das alterações climáticas que deverão se consolidar ao longo do século. As mudanças não ocorrem de uma só vez, é um processo gradual que já começou, mas existe a possibilidade de se produzir tecnologias que permitam realizar as adaptações necessárias para o setor agropecuário. "O setor agrícola terá que retomar princípios agronômicos que foram abandonados, e que definem alternativas para uma produção ambientalmente sustentável," é o que afirma o pesquisador Renato Roscoe, da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados – MS. O respeito às áreas de reserva legal e de preservação permanente, o plantio de árvores e arbustos para criar um ambiente de conforto para os animais, com pastejo rotacionado, rotação de culturas, plantio direto e adubação verde (ver matérias já postadas neste blog em 03/01/2011, 04/07/2011 e 29/11/2011), reflorestamento, ou seja, são todas práticas de manejo ecológico, fundamentais para a preservação e a sustentabilidade da agropecuária. O mesmo pesquisador afirmou: "O trabalho agora é apontar caminhos para o uso de alternativas de recuperação de áreas degradadas, ao mesmo tempo em que se procuram meios para evitar a abertura de novas áreas para exploração agropecuária e muito menos para produção de carvão. É possível integrar agricultura e pecuária, usar apenas as áreas disponíveis, promover a recuperação dos solos, capturar carbono, economizar água e reduzir a emissão de gases poluentes, ao mesmo tempo". 

"O mundo desenvolvido já tem a tecnologia e dinheiro suficientes para frear o aquecimento do planeta, mas precisa de compromisso político entre governos para evitar uma catástrofe"; essa é uma das principais afirmações do relatório do IPCC, sobre estratégias para lidar com a atual crise ambiental que começou a ser debatido em Bangcoc, na Tailândia. O Jornal Estado de São Paulo obteve na sede da ONU, em Genebra, relatórios preliminares do IPCC. Eles mostram que as tecnologias existentes e outras em desenvolvimento, se aplicadas, reduziriam em 26 bilhões de toneladas as emissões dos gases geradores do efeito estufa até 2030. Isso seria suficiente para evitar que o aumento da temperatura não ultrapasse os 2 ºC neste século. 

    O IPCC considera que a preservação das florestas existentes, bem como o reflorestamento é fundamental para mitigar a emissão dos gases do efeito estufa. É recomendado um manejo 'diferente' dos solos agrícolas tropicais. Práticas agrícolas com aplicação de fertilizantes mais eficientes e de menor impacto para o solo e a natureza, "que se adote o manejo ecológico, usando-se o mínimo de insumos químicos e o máximo de material orgânico, para restituir a vida do solo e o seu equilíbrio natural". 

"O futuro do Brasil está ligado à sua terra; o manejo adequado de seus solos é a chave mágica para a prosperidade e bem estar geral", segundo Primavesi. Ecológico vem da palavra grega "oikos" que significa lugar. Portanto, é uma atividade que trabalha em estreita interligação com os sistemas naturais existentes num lugar. Isso inclui o solo, sua vida, estrutura, regime de ar e água, seus equilíbrios minerais, seu declive, inclinação para o sol, as sociedades vegetais que lá se assentam e suas sucessões, o clima e até a atividade do homem. Ecológico não é uma planta ou um animal que se tenta preservar, significa os ciclos e equilíbrios naturais de um lugar, onde o homem está incluído. O homem não necessita ser um agente de destruição e pode administrar os equilíbrios naturais a seu favor. A produção sustentável em um "agroecossistema" deriva do equilíbrio entre plantas, solo, nutrientes, luz solar, umidade e outros organismos coexistentes. O ambiente agrícola é produtivo e saudável, somente quando essas condições de crescimento rica em equilíbrio prevalecem, tornando as plantas mais resistentes e tolerantes ao estresse e adversidades. Quando a biodiversidade é restituída, complexas interações benéficas passam a estabelecer-se entre o solo, as plantas e os animais. 

    Segundo Primavesi, é preciso criar e desenvolver tecnologias adaptadas às 'terras quentes do Sul', onde predomina o "clima tropical", assim como foram desenvolvidas tecnologias próprias para as 'terras frias do Norte', onde predomina o "clima temperado"; parece óbvio, mas o ensino agrícola no Brasil, especialmente no tocante à Ciência do solo, infelizmente é copiado do nosso 'irmão rico do Norte', que nos vende todo o seu "pacote tecnológico". A agropecuária poderá contribuir com a redução dos gases do efeito estufa, desde que se adotem práticas ecológicas de manejo, o que não significa abdicar dos avanços tecnológicos alcançados pelas ciências agrárias, basta aplicar um conjunto de técnicas simples para mudar a história: 

• atingir uma produção ótima, não máxima, o que se pode obter com diversificação planejada, adubação verde, rotação de culturas e pousio, recuperando a fertilidade dos solos cultivados; 

• cultivar plantas e animais os quais devem estar integrados e em harmonia com os mecanismos reguladores da natureza; 

• observar a natureza e o ambiente agrícola, e desenvolver tecnologias adaptadas e adequadas, respeitando os sistemas biológicos naturais e as iniciativas locais; 

  O objetivo fundamental da agricultura convencional ou "moderna" continua sendo produtividade a qualquer preço, maximização dos lucros, retorno dos investimentos num menor período de tempo possível. Não há preocupação com os efeitos da tecnologia empregada sobre o meio ambiente e a sociedade. O modelo da agricultura convencional conduz ao exagerado consumo e desperdício de energia. Em 1973 com a crise do petróleo, obrigou, principalmente os governos dos países importadores, a buscar fontes de energia alternativa que permitisse a manutenção da produtividade e a redução dos custos de produção. Na década de 80, a agricultura dos países não industrializados, alicerçada nos princípios da "Revolução Verde", se aprofunda em crise; dependente de subsídios, que não mais existia, o aumento dos custos de produção, provocou desde então, um constante aumento da descapitalização, além de ter criado um ambiente desfavorável à produção, pela forma despreocupada de intervenção no meio ambiente. Nesta mesma época, houve um redescobrimento das bases filosóficas dos vários movimentos preocupados com uma agricultura permanente e auto-sustentável. Este renascer, não significava uma readaptação de velhas técnicas do passado, mas a redescoberta dos princípios harmônicos que norteiam a convivência do homem, consigo mesmo e com a natureza da qual ele faz parte. 

   Diversos estudos referentes a alimentos orgânicos já foram realizados, indicando que esses alimentos ganham em valor nutricional em relação aos convencionais. Além disso, a agricultura orgânica também traz muitos benefícios para o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade, melhorando a biodiversidade e estabelecendo um equilíbrio ecológico. Além disso, a agricultura orgânica possui outras vantagens, tais como: 
    Como a agricultura orgânica envolve práticas como a rotação das plantações, associações simbióticas, proteção das plantações e lavoura mínima, o período durante o qual o solo fica exposto à erosão é menor, minimizando a perda de nutrientes e aumentando a produtividade do solo; 
   A poluição da água e do solo é reduzida devido ao fato de esse tipo de alimento ser produzido sem o uso de resíduos de fertilizantes, pesticidas, hormônios de crescimento, irradiação e antibióticos; 
   Ajuda a minimizar o efeito estufa e o aquecimento global, devido a sua capacidade de retirar carbono do solo; 
   Evita problemas com a fertilidade do solo ou com pragas. Esse tipo de cultivo, utiliza insumos de origem natural, como esterco, húmus de minhoca, farinha de osso, cinzas e farelo de mamona, além de extratos naturais de plantas para controle de possíveis pragas e doenças; 
   Uma variedade de produtos pode ser produzida organicamente, incluindo frutas, grãos, carne, laticínios, ovos e comida processada. 
    Algumas dicas práticas, no seu dia a dia, para economizar energia, diminuir o aquecimento global e proteger o planeta 

Fonte: adaptado do "53 dicas práticas para você economizar energia e proteger o planeta" de Daniel Cassiano Lima - Biólogo (CRBio 27587/5-D) 

Vale a pena lembrar ! Cada um faz sua parte independente de que o outro faça a dele … 

1. Tampe suas panelas enquanto cozinha
Ao tampar as panelas, enquanto cozinha, você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.


2. Aprenda a cozinhar em panela de pressão
Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás.


3. Cozinhe com fogo mínimo
Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.


4. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez
Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...


5. Coma menos carne vermelha
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Você já sentiu aquele cheiro quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? é o metano, um gás inflamável, poluente e, com cheiro desagradável. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para se ter uma idéia: para produzir 1kg de carne vermelha é necessário 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros. Além disso, a carne de frango é mais saudável que a carne vermelha.


6. Não troque o seu celular
Já foi o tempo que celular era sinal de status. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias.


7. Compre um ventilador de teto
Nem sempre faz calor suficiente para se ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes, um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos de energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia: regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.


8. Use somente pilhas e baterias recarregáveis
É certo que são caras, mas o uso a médio e longo prazo se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.


9. Limpe ou troque os filtros do seu ar condicionado
Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.


10.Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.


11.Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).


12.Não deixe seus aparelhos em standby
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.


13.Mude sua geladeira ou freezer de lugar
Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!


14.Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias
O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.


15.Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheias
Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.


16.Retire imediatamente as roupas da máquina de lavar quando estiverem limpas
As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica.


17.Tome banho de chuveiro
E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.


18.Use menos água quente
Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.


19.Pendure ao invés de usar a secadora
Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.


20.Nunca é demais lembrar: recicle
Recicle no trabalho e em casa. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).


21. Faça compostagem 
Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, especialmente nas cidades, a compostagem reduz pela metade o lixo e, em consequência diminui o trabalho e, o mais importante, polui menos o meio ambiente. Todos ganham com a transformação do lixo em composto orgânico! as prefeituras, os recolhedores do lixo, a população que terá uma cidade mais limpa e com menos cheiro desagradável, a horta, o jardim e até as plantas ornamentais cultivadas em vaso, pois terão um adubo natural de ótima qualidade e barato feito em casa, sem poluir o meio ambiente. Veja como preparar e os cuidados que se deve ter para produzir um adubo natural de boa qualidade através das matérias já postadas neste blog em 29/11/2010. 


22.Reduza o uso de embalagens
Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria. Não peça comida para viagem . Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete, que tal sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para viagem? Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.


23.Compre papel reciclado
Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.


24.Utilize uma sacola para as compras
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas. 


25.Plante uma árvore
Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.


26.Compre alimentos produzidos na sua região
Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.


27.Compre alimentos frescos ao invés de congelados
Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.


28.Compre ou produza seus alimentos orgânicos
Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros, pois a demanda é maior que a oferta no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos e fertilizantes químicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional"? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo. Se dispor de pequeno terreno, faça sua horta orgânica, pois é fácil, o custo é mais barato, os alimentos são mais saudáveis e nutritivos, é uma forma de terapia ocupacional e, oportunidade de fazer exercícios ao ar livre e, o mais importante, não polui o meio ambiente. Em 10 m2 de terreno é possível produzir hortaliças de ciclo curto para toda a família; mesmo em apartamento é possível, em recipientes, produzir algumas hortaliças, temperos e plantas medicinais! Experimente!


29.Ande menos de carro, mantenha o carro regulado e ao trocar, escolha um modelo menos poluente : use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o "limpo" (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano. . Se não tiver que carregar peso excessivo, prefira caminhar, pois assim, além de não poluir o ar com a descarga do carro, ainda evita de se estressar, procurando lugar para estacionar, especialmente nas grandes cidades. Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera. Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em cidades como São Paulo, onde no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficar parados nos congestionamentos.


30. Não deixe o bagageiro vazio em cima do carro
Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.


31.Lave o carro à seco
Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem.


32.Use o telefone ou a Internet
A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.


33.Voe menos, faça reuniões por videoconferência
Reuniões por videoconferência são tão efetivas quanto as presenciais. E deixar de pegar um avião faz uma diferença significativa para a atmosfera.


34.Economize CDs e DVDs
CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.


35.Proteja as florestas
Em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera. Veja em matéria já postada neste blog no link "Publicações", a importância das florestas para o meio ambiente.


36.Considere o impacto de seus investimentos e informe-se sobre a política ambiental das empresas
O dinheiro que você investe não rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente. Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro. Será mesmo que eles estão colaborando tanto assim? fiscalize e divulgue!


37.Desligue o computador e considere trocar seu monitor
Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos. O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que fazer com o antigo? Doe a instituições como o Comitê para a Democratização da Informática.


38. No escritório, desligue o ar condicionado uma hora antes do final do expediente
Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.


39.Não permita o desperdício de água: banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são, sem dúvida, divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso. Cuidado com as torneiras; uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto e se estiver pingando, são 46 litros por dia. A cada 5 minutos, num banho de chuveiro, são gastos cerca de 30 litros de água, enquanto que um banho de banheira gasta, em média, 80 litros de água 


40.Participe de ações virtuais
A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja!


41. Regue as plantas à noite e, no verão, procure utilizar sombrite, coberturas mortas e vivas 
Ao regar as plantas à noite ou pela manhã, bem cedinho, você impede que a água se perca pela evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas. O uso de sombrite, além de proteger as plantas das elevadas temperaturas e da fortes chuvas típicas do verão, economiza água. As coberturas mortas e vivas protege o solo evitando a erosão do solo e conservando a umidade. Neste blog, em matéria postada em 04/07/2011 você terá mais informações sobre estas tecnologias para produção de alimentos orgânicos.


42. Frequente restaurantes naturais/orgânicos
Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente.


43.Vá de escada
Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.


44.Faça sua voz ser ouvida pelos seus representantes
Use a Internet, cartas ou telefone para falar com os seus representantes em sua cidade, estado e país. Mobilize-se e certifique-se de que os seus interesses - e de todo o planeta - sejam atendidos.



45. Dia do livro: que tal desligar a televisão uma vez por semana e passar parte da noite lendo um livro ou brincando com as crianças? além de economizar energia, você ganhará saúde. 

46.Divulgue essa lista! Envie essa lista por e-mail para seus amigos. 

O planeta terra, o meio ambiente e a saúde de todos nós agradecem! reproduza-a livremente! 

Ferreira On 3/21/2012 05:16:00 AM Comentarios LEIA MAIS

segunda-feira, 12 de março de 2012

Ferreira On 3/12/2012 06:58:00 AM Comentarios LEIA MAIS

quarta-feira, 21 de março de 2012

Agricultura orgânica X agricultura convencional: Mitos e verdades Parte XI – Final



Verdade: a agricultura orgânica reduz o aquecimento global e economiza energia 

    Já há algum tempo, boa parte dos pesquisadores alertam para os problemas causados pelo aumento das temperaturas do planeta, o que tem provocado as alterações no clima e todas as suas consequências, tais como o derretimento dos gelos polares e a elevação do nível do mar, além de mais tormentas, furacões e inundações. Recentemente, um número maior de cientistas chegou à conclusão de que tais problemas são provocados pelo aumento da emissão dos gases causadores do "efeito estufa" e que são provenientes das diversas atividades humanas, sendo as principais: a industrialização, a queima de combustíveis fósseis, a derrubada e queimadas das florestas e a produção agropecuária, ou seja, são problemas causados pelo "homem civilizado" e terão que ser enfrentados pelo "ser humano". Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa.     
   Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global. A agricultura é totalmente dependente do clima e se, não for feito nada, em pouco tempo, haverá uma grave crise mundial provocada pela falta de água potável e de alimentos, inclusive nos países mais ricos e poderosos do planeta. 

Principais gases causadores do efeito estufa e suas consequências 

    Segundo dados do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (órgão da ONU composto por delegações de 130 governos para realizar avaliações regulares sobre mudanças climáticas) os "gases do efeito estufa" considerados mais nocivos são: dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), proveniente da queima de combustíveis fósseis, desmatamento e queimadas, os quais respondem por 75% do efeito estufa; o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) produzidos especialmente pelo setor agrícola, estão aumentando a taxas aceleradas, além de apresentarem um poder ainda mais "letal" quando se trata de aprisionar calor. O metano é 23 vezes mais poderoso do que o gás carbônico e permanece na atmosfera por até 15 anos; desde antes da revolução industrial até os dias atuais, a produção de metano aumentou de 700ppm para 1745ppm. Para efeitos comparativos, o gás carbônico cresceu de 280 para 365ppm. Já o óxido nitroso, volatizado dos fertilizantes químicos, embora encontrado em concentrações ainda muito baixas, consegue ser 296 vezes mais "eficiente" que o gás carbônico, além de permanecer na troposfera ao longo de 114 anos antes de ser absorvido e neutralizado. Além disso, alguns adubos químicos são hidrossolúveis, isto é, dissolvem-se na água, sendo uma parte rapidamente absorvida pelas raízes das plantas, a maior parte é lixiviada, ou seja, é lavada pelas águas das chuvas e regas, indo poluir rios, lagos e lençóis freáticos e há ainda uma terceira parte que se evapora, como no caso dos adubos nitrogenados (como a uréia) que sob a forma de óxido nitroso pode destruir a camada de ozônio da atmosfera, sendo uma das causas do aquecimento global. 

As principais consequências do aquecimento global são: 

- Aumento do nível dos oceanos; com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil e países africanos) a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra; 
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças. 

Outras conclusões importantes segundo o IPCC? 

     O IPCC estima que até o fim deste século a temperatura da Terra deve subir entre 1,8ºC e 4ºC, o que aumentaria a intensidade de tufões e secas, ameaçando um terço das espécies do planeta. Populações estariam mais vulneráveis à doenças e desnutrição. Calcula-se também que o derretimento das camadas polares pode fazer com que os oceanos se elevem entre 18 cm e 58 cm até 2100, fazendo desaparecer pequenas ilhas e obrigando centenas de milhares de pessoas a deixarem o local onde vivem . A estimativa do IPCC é de que mais de 1 bilhão de pessoas poderia ficar sem água potável por conta do derretimento do gelo no topo de cordilheiras importantes, como o Himalaia e os Andes. Essas cordilheiras geladas servem como 'depósitos naturais' que armazenam a água da chuva e a liberam gradualmente, garantindo um abastecimento constante dos rios que sustentam populações ribeirinhas. 

     Segundo cálculos da FAO, com relação ao setor pecuário, todo rebanho mundial responde por, aproximadamente, 18% de todas as emissões de gases do efeito estufa originados por intervenção humana. Os cinco maiores emissores de gases causadores do efeito estufa são: a produção de energia, o setor industrial, o lixo, as mudanças no uso do solo e a agropecuária. As conclusões do relatório reforçam que a emissão de dióxido de carbono proveniente de mudanças no uso do solo acontece a partir do desmatamento e da perda de material biológico do solo, com a conversão de florestas em pastagens, "são muito mais elevadas do que as emissões do setor energético". Para os pesquisadores da FAO, os solos vegetados apresentam enorme capacidade de servirem como sumidouros de carbono. Portanto, os solos cultivados, aliado às boas práticas de manejo podem trazer ganhos gigantescos para humanidade. Os resultados apresentados pela "revolução verde", com o uso de máquinas pesadas, o desmatamento, a monocultura, os híbridos, e a aplicação dos insumos químicos, embora significativos do ponto de vista da produção, causaram inegáveis danos ao meio ambiente e a exclusão de milhões de pessoas do meio rural. Por outro lado, o incremento na produção não foi capaz de resolver o problema de desnutrição e da fome no planeta. A pecuária também será afetada pelo aquecimento do planeta, pois é tão ou mais sensível do que a agricultura. Os pesquisadores alertam para os riscos de redução na produção de leite e incremento das taxas de aborto. No caso dos suínos, espera-se um aumento na taxa de mortalidade durante a gestação e no nascimento dos leitões. Para as aves, prevê-se queda na produção e o aumento de postura de ovos sem casca, afetando a oferta de animais para reprodução e abate. 

Agricultura ecológica é uma das alternativas para reduzir o efeito estufa e economizar energia 

    Os defensores da agricultura orgânica sustentam que suas práticas consomem 33% a 56% menos energia que a convencional, dobram a quantidade de carbono seqüestrado no solo, reduzem 48% a 60% as emissões de CO2 e retêm 20% a 40% mais de água no solo. Ou seja, são muito melhores para diminuir os efeitos do aquecimento global e da escassez de água que rondam o planeta. Ficar esperando para ver o que acontece é a pior atitude para o planeta e, conseqüentemente, para a economia em geral, especialmente, para o setor agrícola, que é totalmente dependente do clima. O aquecimento global pode provocar problemas muito mais graves à economia do planeta do que os causados pela 2ª grande guerra. 

    No Brasil, além da destruição das florestas, dos rios e solos, um dos principais problemas do setor agrícola é o endividamento. Trata-se, nesse momento, de desenvolver fórmulas adaptadas para mitigar os efeitos das alterações climáticas que deverão se consolidar ao longo do século. As mudanças não ocorrem de uma só vez, é um processo gradual que já começou, mas existe a possibilidade de se produzir tecnologias que permitam realizar as adaptações necessárias para o setor agropecuário. "O setor agrícola terá que retomar princípios agronômicos que foram abandonados, e que definem alternativas para uma produção ambientalmente sustentável," é o que afirma o pesquisador Renato Roscoe, da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados – MS. O respeito às áreas de reserva legal e de preservação permanente, o plantio de árvores e arbustos para criar um ambiente de conforto para os animais, com pastejo rotacionado, rotação de culturas, plantio direto e adubação verde (ver matérias já postadas neste blog em 03/01/2011, 04/07/2011 e 29/11/2011), reflorestamento, ou seja, são todas práticas de manejo ecológico, fundamentais para a preservação e a sustentabilidade da agropecuária. O mesmo pesquisador afirmou: "O trabalho agora é apontar caminhos para o uso de alternativas de recuperação de áreas degradadas, ao mesmo tempo em que se procuram meios para evitar a abertura de novas áreas para exploração agropecuária e muito menos para produção de carvão. É possível integrar agricultura e pecuária, usar apenas as áreas disponíveis, promover a recuperação dos solos, capturar carbono, economizar água e reduzir a emissão de gases poluentes, ao mesmo tempo". 

"O mundo desenvolvido já tem a tecnologia e dinheiro suficientes para frear o aquecimento do planeta, mas precisa de compromisso político entre governos para evitar uma catástrofe"; essa é uma das principais afirmações do relatório do IPCC, sobre estratégias para lidar com a atual crise ambiental que começou a ser debatido em Bangcoc, na Tailândia. O Jornal Estado de São Paulo obteve na sede da ONU, em Genebra, relatórios preliminares do IPCC. Eles mostram que as tecnologias existentes e outras em desenvolvimento, se aplicadas, reduziriam em 26 bilhões de toneladas as emissões dos gases geradores do efeito estufa até 2030. Isso seria suficiente para evitar que o aumento da temperatura não ultrapasse os 2 ºC neste século. 

    O IPCC considera que a preservação das florestas existentes, bem como o reflorestamento é fundamental para mitigar a emissão dos gases do efeito estufa. É recomendado um manejo 'diferente' dos solos agrícolas tropicais. Práticas agrícolas com aplicação de fertilizantes mais eficientes e de menor impacto para o solo e a natureza, "que se adote o manejo ecológico, usando-se o mínimo de insumos químicos e o máximo de material orgânico, para restituir a vida do solo e o seu equilíbrio natural". 

"O futuro do Brasil está ligado à sua terra; o manejo adequado de seus solos é a chave mágica para a prosperidade e bem estar geral", segundo Primavesi. Ecológico vem da palavra grega "oikos" que significa lugar. Portanto, é uma atividade que trabalha em estreita interligação com os sistemas naturais existentes num lugar. Isso inclui o solo, sua vida, estrutura, regime de ar e água, seus equilíbrios minerais, seu declive, inclinação para o sol, as sociedades vegetais que lá se assentam e suas sucessões, o clima e até a atividade do homem. Ecológico não é uma planta ou um animal que se tenta preservar, significa os ciclos e equilíbrios naturais de um lugar, onde o homem está incluído. O homem não necessita ser um agente de destruição e pode administrar os equilíbrios naturais a seu favor. A produção sustentável em um "agroecossistema" deriva do equilíbrio entre plantas, solo, nutrientes, luz solar, umidade e outros organismos coexistentes. O ambiente agrícola é produtivo e saudável, somente quando essas condições de crescimento rica em equilíbrio prevalecem, tornando as plantas mais resistentes e tolerantes ao estresse e adversidades. Quando a biodiversidade é restituída, complexas interações benéficas passam a estabelecer-se entre o solo, as plantas e os animais. 

    Segundo Primavesi, é preciso criar e desenvolver tecnologias adaptadas às 'terras quentes do Sul', onde predomina o "clima tropical", assim como foram desenvolvidas tecnologias próprias para as 'terras frias do Norte', onde predomina o "clima temperado"; parece óbvio, mas o ensino agrícola no Brasil, especialmente no tocante à Ciência do solo, infelizmente é copiado do nosso 'irmão rico do Norte', que nos vende todo o seu "pacote tecnológico". A agropecuária poderá contribuir com a redução dos gases do efeito estufa, desde que se adotem práticas ecológicas de manejo, o que não significa abdicar dos avanços tecnológicos alcançados pelas ciências agrárias, basta aplicar um conjunto de técnicas simples para mudar a história: 

• atingir uma produção ótima, não máxima, o que se pode obter com diversificação planejada, adubação verde, rotação de culturas e pousio, recuperando a fertilidade dos solos cultivados; 

• cultivar plantas e animais os quais devem estar integrados e em harmonia com os mecanismos reguladores da natureza; 

• observar a natureza e o ambiente agrícola, e desenvolver tecnologias adaptadas e adequadas, respeitando os sistemas biológicos naturais e as iniciativas locais; 

  O objetivo fundamental da agricultura convencional ou "moderna" continua sendo produtividade a qualquer preço, maximização dos lucros, retorno dos investimentos num menor período de tempo possível. Não há preocupação com os efeitos da tecnologia empregada sobre o meio ambiente e a sociedade. O modelo da agricultura convencional conduz ao exagerado consumo e desperdício de energia. Em 1973 com a crise do petróleo, obrigou, principalmente os governos dos países importadores, a buscar fontes de energia alternativa que permitisse a manutenção da produtividade e a redução dos custos de produção. Na década de 80, a agricultura dos países não industrializados, alicerçada nos princípios da "Revolução Verde", se aprofunda em crise; dependente de subsídios, que não mais existia, o aumento dos custos de produção, provocou desde então, um constante aumento da descapitalização, além de ter criado um ambiente desfavorável à produção, pela forma despreocupada de intervenção no meio ambiente. Nesta mesma época, houve um redescobrimento das bases filosóficas dos vários movimentos preocupados com uma agricultura permanente e auto-sustentável. Este renascer, não significava uma readaptação de velhas técnicas do passado, mas a redescoberta dos princípios harmônicos que norteiam a convivência do homem, consigo mesmo e com a natureza da qual ele faz parte. 

   Diversos estudos referentes a alimentos orgânicos já foram realizados, indicando que esses alimentos ganham em valor nutricional em relação aos convencionais. Além disso, a agricultura orgânica também traz muitos benefícios para o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade, melhorando a biodiversidade e estabelecendo um equilíbrio ecológico. Além disso, a agricultura orgânica possui outras vantagens, tais como: 
    Como a agricultura orgânica envolve práticas como a rotação das plantações, associações simbióticas, proteção das plantações e lavoura mínima, o período durante o qual o solo fica exposto à erosão é menor, minimizando a perda de nutrientes e aumentando a produtividade do solo; 
   A poluição da água e do solo é reduzida devido ao fato de esse tipo de alimento ser produzido sem o uso de resíduos de fertilizantes, pesticidas, hormônios de crescimento, irradiação e antibióticos; 
   Ajuda a minimizar o efeito estufa e o aquecimento global, devido a sua capacidade de retirar carbono do solo; 
   Evita problemas com a fertilidade do solo ou com pragas. Esse tipo de cultivo, utiliza insumos de origem natural, como esterco, húmus de minhoca, farinha de osso, cinzas e farelo de mamona, além de extratos naturais de plantas para controle de possíveis pragas e doenças; 
   Uma variedade de produtos pode ser produzida organicamente, incluindo frutas, grãos, carne, laticínios, ovos e comida processada. 
    Algumas dicas práticas, no seu dia a dia, para economizar energia, diminuir o aquecimento global e proteger o planeta 

Fonte: adaptado do "53 dicas práticas para você economizar energia e proteger o planeta" de Daniel Cassiano Lima - Biólogo (CRBio 27587/5-D) 

Vale a pena lembrar ! Cada um faz sua parte independente de que o outro faça a dele … 

1. Tampe suas panelas enquanto cozinha
Ao tampar as panelas, enquanto cozinha, você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.


2. Aprenda a cozinhar em panela de pressão
Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás.


3. Cozinhe com fogo mínimo
Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.


4. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez
Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...


5. Coma menos carne vermelha
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Você já sentiu aquele cheiro quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? é o metano, um gás inflamável, poluente e, com cheiro desagradável. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para se ter uma idéia: para produzir 1kg de carne vermelha é necessário 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros. Além disso, a carne de frango é mais saudável que a carne vermelha.


6. Não troque o seu celular
Já foi o tempo que celular era sinal de status. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias.


7. Compre um ventilador de teto
Nem sempre faz calor suficiente para se ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes, um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos de energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia: regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.


8. Use somente pilhas e baterias recarregáveis
É certo que são caras, mas o uso a médio e longo prazo se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.


9. Limpe ou troque os filtros do seu ar condicionado
Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.


10.Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.


11.Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).


12.Não deixe seus aparelhos em standby
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.


13.Mude sua geladeira ou freezer de lugar
Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!


14.Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias
O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.


15.Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheias
Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.


16.Retire imediatamente as roupas da máquina de lavar quando estiverem limpas
As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica.


17.Tome banho de chuveiro
E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.


18.Use menos água quente
Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.


19.Pendure ao invés de usar a secadora
Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.


20.Nunca é demais lembrar: recicle
Recicle no trabalho e em casa. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).


21. Faça compostagem 
Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, especialmente nas cidades, a compostagem reduz pela metade o lixo e, em consequência diminui o trabalho e, o mais importante, polui menos o meio ambiente. Todos ganham com a transformação do lixo em composto orgânico! as prefeituras, os recolhedores do lixo, a população que terá uma cidade mais limpa e com menos cheiro desagradável, a horta, o jardim e até as plantas ornamentais cultivadas em vaso, pois terão um adubo natural de ótima qualidade e barato feito em casa, sem poluir o meio ambiente. Veja como preparar e os cuidados que se deve ter para produzir um adubo natural de boa qualidade através das matérias já postadas neste blog em 29/11/2010. 


22.Reduza o uso de embalagens
Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria. Não peça comida para viagem . Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete, que tal sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para viagem? Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.


23.Compre papel reciclado
Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.


24.Utilize uma sacola para as compras
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas. 


25.Plante uma árvore
Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.


26.Compre alimentos produzidos na sua região
Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.


27.Compre alimentos frescos ao invés de congelados
Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.


28.Compre ou produza seus alimentos orgânicos
Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros, pois a demanda é maior que a oferta no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos e fertilizantes químicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional"? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo. Se dispor de pequeno terreno, faça sua horta orgânica, pois é fácil, o custo é mais barato, os alimentos são mais saudáveis e nutritivos, é uma forma de terapia ocupacional e, oportunidade de fazer exercícios ao ar livre e, o mais importante, não polui o meio ambiente. Em 10 m2 de terreno é possível produzir hortaliças de ciclo curto para toda a família; mesmo em apartamento é possível, em recipientes, produzir algumas hortaliças, temperos e plantas medicinais! Experimente!


29.Ande menos de carro, mantenha o carro regulado e ao trocar, escolha um modelo menos poluente : use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o "limpo" (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano. . Se não tiver que carregar peso excessivo, prefira caminhar, pois assim, além de não poluir o ar com a descarga do carro, ainda evita de se estressar, procurando lugar para estacionar, especialmente nas grandes cidades. Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera. Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em cidades como São Paulo, onde no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficar parados nos congestionamentos.


30. Não deixe o bagageiro vazio em cima do carro
Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.


31.Lave o carro à seco
Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem.


32.Use o telefone ou a Internet
A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.


33.Voe menos, faça reuniões por videoconferência
Reuniões por videoconferência são tão efetivas quanto as presenciais. E deixar de pegar um avião faz uma diferença significativa para a atmosfera.


34.Economize CDs e DVDs
CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.


35.Proteja as florestas
Em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera. Veja em matéria já postada neste blog no link "Publicações", a importância das florestas para o meio ambiente.


36.Considere o impacto de seus investimentos e informe-se sobre a política ambiental das empresas
O dinheiro que você investe não rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente. Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro. Será mesmo que eles estão colaborando tanto assim? fiscalize e divulgue!


37.Desligue o computador e considere trocar seu monitor
Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos. O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que fazer com o antigo? Doe a instituições como o Comitê para a Democratização da Informática.


38. No escritório, desligue o ar condicionado uma hora antes do final do expediente
Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.


39.Não permita o desperdício de água: banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são, sem dúvida, divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso. Cuidado com as torneiras; uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto e se estiver pingando, são 46 litros por dia. A cada 5 minutos, num banho de chuveiro, são gastos cerca de 30 litros de água, enquanto que um banho de banheira gasta, em média, 80 litros de água 


40.Participe de ações virtuais
A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja!


41. Regue as plantas à noite e, no verão, procure utilizar sombrite, coberturas mortas e vivas 
Ao regar as plantas à noite ou pela manhã, bem cedinho, você impede que a água se perca pela evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas. O uso de sombrite, além de proteger as plantas das elevadas temperaturas e da fortes chuvas típicas do verão, economiza água. As coberturas mortas e vivas protege o solo evitando a erosão do solo e conservando a umidade. Neste blog, em matéria postada em 04/07/2011 você terá mais informações sobre estas tecnologias para produção de alimentos orgânicos.


42. Frequente restaurantes naturais/orgânicos
Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente.


43.Vá de escada
Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.


44.Faça sua voz ser ouvida pelos seus representantes
Use a Internet, cartas ou telefone para falar com os seus representantes em sua cidade, estado e país. Mobilize-se e certifique-se de que os seus interesses - e de todo o planeta - sejam atendidos.



45. Dia do livro: que tal desligar a televisão uma vez por semana e passar parte da noite lendo um livro ou brincando com as crianças? além de economizar energia, você ganhará saúde. 

46.Divulgue essa lista! Envie essa lista por e-mail para seus amigos. 

O planeta terra, o meio ambiente e a saúde de todos nós agradecem! reproduza-a livremente! 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Os agrotóxicos e a saúde pública

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Blog Archive

Blogger templates