terça-feira, 11 de janeiro de 2011


   Na produção de hortaliças com base agroecológica recomenda-se resgatar a produção de sementes crioulas e de mudas. As sementes crioulas são aquelas que foram sendo selecionadas e melhoradas pelos agricultores ao longo do tempo, segundo as suas necessidades e em função das condições de clima e de solo da sua região. Devido a essa seleção na região de cultivo, essas sementes são mais rústicas e resistentes às doenças e às pragas, além de serem de baixo custo e de fácil produção.A maioria das hortaliças pode ser reproduzida por sementes (reprodução sexuada). Algumas são reproduzidas por meio de ramas, rizomas, tubérculos,raízes, bulbos, filhotes (Figura 1) e outros (reprodução assexuada). Outras podem ser reproduzidas pelas duas formas citadas (ex.: couve) . Sempre que possível, deve-se usar a forma assexuada (vegetativa) devido à maior precocidade de produção e à reprodução fiel das qualidades da planta mãe.Dentre as hortaliças propagadas vegetativamente, destacam-se: aipim e batata-doce (ramas), batatinha e cará (tubérculo), batata-salsa (brotação lateral), inhame (rizoma), cará (tubérculo), alho (bulbilho), morango (estolho) e chuchu (fruto).
    Na produção própria de sementes ou de outras formas de propagação, alguns cuidados são importantes:
selecionar as plantas mais vigorosas, sadias e produtivas;
selecionar espécies e variedades adaptadas à região, ao clima e à época de semeadura/plantio;
colher as sementes na época adequada, ou seja, quando ocorrer a maturação completa;
armazenar as sementes e as outras formas de propagação (tubérculos-semente,raízes e bulbilhos) em lugar fresco, arejado, seco e protegido da luz direta.
Figura 1. Hortaliças propagadas vegetativamente (da esquerda para a direita): chuchu – fruto, couve – muda,
morango – estolho,batata – tubérculo, aipim e batata-doce – rama

   Um dos problemas enfrentados, especialmente pelos produtores de hortaliças, é o alto custo das sementes, principalmente de híbridos. Para algumas hortaliças propagadas por sementes, desde que sejam variedades e não-híbridos, pode-se produzir a própria semente para diminuir o custo e evitar a compra todos os anos.

  É impossível produzir sementes próprias de cultivares híbridas porque são obtidas do cruzamento entre os parentais da cultivar que são um segredo de mercado, conhecidos apenas pelo melhorista ou pela companhia de sementes responsável pelo desenvolvimento do híbrido. As sementes colhidas de uma cultivar híbrida é o que se chama de "quebrar o híbrido". Essas sementes geram plantas com enorme desuniformidade entre si em relação a velocidade de crescimento, resistência às pragas, doenças e adversidade climáticas, tamanho, formato, coloração, sabor e qualidade do produto final. Em geral, o nível de desuniformidade é tão alta que a exploração econômica da produção fica comprometida.

  Dentre as hortaliças, podem ser produzidas sementes próprias de alface, feijão-de-vagem, ervilha, pimentão, tomate, abóbora, moranga, melancia, pepino, melão e milho verde, entre outras. A seguir recomendam-se alguns cuidados na colheita e no beneficiamento de algumas hortaliças.

Colheita e beneficiamento de sementes de alface (Figura 2)
Procedimento: as sementes amadurecem de forma irregular. Sua maturação é caracterizada pelo aparecimento de pêlos brancos nos floretes. Para a colheita, deve-se cortar a inflorescência quando aproximadamente 50% das sementes estiverem maduras. Posteriormente é feita a secagem em ambiente protegido, arejado e seco e o acondicionamento em sacos de pano. A debulha deve ser manual e consiste em bater as plantas, após a secagem, contra uma superfície irregular.
Época ideal para produzir sementes: no verão, sendo a semeadura em dezembro e o transplante em janeiro, para que a maturação e a colheita das sementes coincidam com os períodos de estiagem que ocorrem normalmente no outono. Além disso, o início do pendoamento e florescimento dá-se num período de temperaturas elevadas, o que facilita a seleção rigorosa de plantas contra a emissão precoce da haste floral.
Beneficiamento: a eliminação de impurezas deve ser feita por ventilação ou manualmente. Após a limpeza, as sementes podem ser acondicionadas em saquinhos de plástico, tomando-se o cuidado de retirar o máximo de ar, e armazenadas em geladeira, na última gaveta da parte inferior. 
 
Figura 2. Produção de sementes de alface (uma planta pode produzir até 3g =3.000 sementes)

Colheita e beneficiamento de sementes de solanáceas (tomate, pimentão, berinjela e pimenta) e cucurbitáceas (pepino, moranga, abóbora, abobrinha, melão e melancia)
Procedimento: selecionar frutos bem formados, completamente maduros, sem defeitos e doenças. Colocar as sementes e a mucilagem (líquido placentário) em vasilhas de plástico por um período de 24 a 48 horas. Após esse período, quando ocorre a fermentação natural, deve-se lavar imediatamente as sementes em água corrente, utilizando-se uma peneira. A secagem deve ser naturalmente à sombra, revolvendo-se as mesmas para diminuir o agrupamento (empelotamento).
Beneficiamento e armazenamento: retirar as impurezas, guardar as sementes em sacos plásticos, tendo o cuidado de retirar o máximo de ar, e armazená-las em geladeira, na última gaveta da parte inferior.

Colheita e beneficiamento de sementes de milho-variedade
Procedimento: deve-se selecionar, no momento da colheita, as plantas com as melhores espigas de uma mesma variedade. Na hora de semear o milho-variedade deve-se certificar de que durante a floração não ocorra o cruzamento do pólen de outras cultivares próximas.
Beneficiamento e armazenamento: retirar as impurezas, guardar as sementes em sacos plásticos, tendo o cuidado de retirar o máximo de ar, e armazená-las em geladeira, na última gaveta da parte inferior.

Colheita e beneficiamento de sementes de cebola
Seleção e conservação dos bulbos: os bulbos selecionados (os maiores, sem defeitos e doenças) devem ser curados (redução da umidade) inicialmente a campo e posteriormente no armazém, que deve ser seco e ventilado para diminuir a umidade dos mesmos.
Época de plantio dos bulbos: o plantio dos melhores bulbos já brotados deve ser feito sob cultivo protegido para evitar o excesso de chuvas. A época mais indicada para as Regiões Sul e Sudeste é junho/julho e abril/maio,respectivamente.
Polinização: é realizada por insetos que se deslocam. Em função disso, deve haver isolamento mínimo de 400m, no caso de produção de sementes de duas cultivares.
Colheita das sementes: em torno de 6 meses após o plantio dos bulbos, as umbelas (hastes florescidas) começam a secar. Embora as umbelas não atinjam ao mesmo tempo o ponto de maturação das sementes, geralmente são feitas até duas colheitas de forma manual. A época mais propícia para a colheita é quando 10% das umbelas têm sementes expostas ou quando 40% das umbelas estão secas. As umbelas devem ser cortadas com 10 a 15cm de haste e colocadas em um saco.
Secagem e beneficiamento das sementes: após a colheita, deve-se levar as umbelas para secagem ao ar livre, expostas ao sol sobre panos ou caixas de madeira, durante quatro a cinco dias. Durante a noite, são
recolhidas ao abrigo. Após a secagem, utiliza-se um saco com um terço da sua capacidade com umbelas e bate-se com um pau roliço. A limpeza das sementes pode ser feita com peneira. Recomenda-se retirar as impurezas,guardar as sementes em sacos plásticos, tendo o cuidado de retirar o máximo de ar, e armazená-las em geladeira, na última gaveta da parte inferior.

Ferreira On 1/11/2011 02:59:00 AM 4 comments

4 comentários:

  1. boa tarde amigos gostária de saber por quanto tempo deve ficar armazenado a semente de tomate na geladeira, e se ela so pode ser retirada na hora de plantar,grato Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Seria possivel enviarem-me algumas dúzias de plantinhas para eu plantar e produzir batata doce?
    O pagamento seria feito através de transferencia para uma conta bancária
    Linda

    ResponderExcluir
  3. A respeito do armazenamento de sementes, a minha experiência é que se conserva muito bem, quando colocadas em sacos plásticos, cuidando-se para tirar o ar, na parte de baixo da geladeira. Para sementes de cenoura, tive boa emergência e vigor, durante 5 anos. As sementes foram retiradas da geladeira e plantadas logo a seguir.

    Em relação à aquisição de mudas de batata-doce, sugiro entrar em contato com a Epagri/Estação Experimental de Urussanga, SC, através do e-mail: werner@epagri.sc.gov.br

    ResponderExcluir
  4. Estou iniciando uma horta e com dificuldade para encontrar inhame, cará, macaxeira manteiga, abóbora moranga e mandioquinha.
    Gostaria de saber se tem pra me fornecer e eu pagaria por depósito.
    Meu endereço é geni.gc@hotmail.com. Aguardo retorno.

    ResponderExcluir

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Produção própria de mudas e sementes orgânicas


   Na produção de hortaliças com base agroecológica recomenda-se resgatar a produção de sementes crioulas e de mudas. As sementes crioulas são aquelas que foram sendo selecionadas e melhoradas pelos agricultores ao longo do tempo, segundo as suas necessidades e em função das condições de clima e de solo da sua região. Devido a essa seleção na região de cultivo, essas sementes são mais rústicas e resistentes às doenças e às pragas, além de serem de baixo custo e de fácil produção.A maioria das hortaliças pode ser reproduzida por sementes (reprodução sexuada). Algumas são reproduzidas por meio de ramas, rizomas, tubérculos,raízes, bulbos, filhotes (Figura 1) e outros (reprodução assexuada). Outras podem ser reproduzidas pelas duas formas citadas (ex.: couve) . Sempre que possível, deve-se usar a forma assexuada (vegetativa) devido à maior precocidade de produção e à reprodução fiel das qualidades da planta mãe.Dentre as hortaliças propagadas vegetativamente, destacam-se: aipim e batata-doce (ramas), batatinha e cará (tubérculo), batata-salsa (brotação lateral), inhame (rizoma), cará (tubérculo), alho (bulbilho), morango (estolho) e chuchu (fruto).
    Na produção própria de sementes ou de outras formas de propagação, alguns cuidados são importantes:
selecionar as plantas mais vigorosas, sadias e produtivas;
selecionar espécies e variedades adaptadas à região, ao clima e à época de semeadura/plantio;
colher as sementes na época adequada, ou seja, quando ocorrer a maturação completa;
armazenar as sementes e as outras formas de propagação (tubérculos-semente,raízes e bulbilhos) em lugar fresco, arejado, seco e protegido da luz direta.
Figura 1. Hortaliças propagadas vegetativamente (da esquerda para a direita): chuchu – fruto, couve – muda,
morango – estolho,batata – tubérculo, aipim e batata-doce – rama

   Um dos problemas enfrentados, especialmente pelos produtores de hortaliças, é o alto custo das sementes, principalmente de híbridos. Para algumas hortaliças propagadas por sementes, desde que sejam variedades e não-híbridos, pode-se produzir a própria semente para diminuir o custo e evitar a compra todos os anos.

  É impossível produzir sementes próprias de cultivares híbridas porque são obtidas do cruzamento entre os parentais da cultivar que são um segredo de mercado, conhecidos apenas pelo melhorista ou pela companhia de sementes responsável pelo desenvolvimento do híbrido. As sementes colhidas de uma cultivar híbrida é o que se chama de "quebrar o híbrido". Essas sementes geram plantas com enorme desuniformidade entre si em relação a velocidade de crescimento, resistência às pragas, doenças e adversidade climáticas, tamanho, formato, coloração, sabor e qualidade do produto final. Em geral, o nível de desuniformidade é tão alta que a exploração econômica da produção fica comprometida.

  Dentre as hortaliças, podem ser produzidas sementes próprias de alface, feijão-de-vagem, ervilha, pimentão, tomate, abóbora, moranga, melancia, pepino, melão e milho verde, entre outras. A seguir recomendam-se alguns cuidados na colheita e no beneficiamento de algumas hortaliças.

Colheita e beneficiamento de sementes de alface (Figura 2)
Procedimento: as sementes amadurecem de forma irregular. Sua maturação é caracterizada pelo aparecimento de pêlos brancos nos floretes. Para a colheita, deve-se cortar a inflorescência quando aproximadamente 50% das sementes estiverem maduras. Posteriormente é feita a secagem em ambiente protegido, arejado e seco e o acondicionamento em sacos de pano. A debulha deve ser manual e consiste em bater as plantas, após a secagem, contra uma superfície irregular.
Época ideal para produzir sementes: no verão, sendo a semeadura em dezembro e o transplante em janeiro, para que a maturação e a colheita das sementes coincidam com os períodos de estiagem que ocorrem normalmente no outono. Além disso, o início do pendoamento e florescimento dá-se num período de temperaturas elevadas, o que facilita a seleção rigorosa de plantas contra a emissão precoce da haste floral.
Beneficiamento: a eliminação de impurezas deve ser feita por ventilação ou manualmente. Após a limpeza, as sementes podem ser acondicionadas em saquinhos de plástico, tomando-se o cuidado de retirar o máximo de ar, e armazenadas em geladeira, na última gaveta da parte inferior. 
 
Figura 2. Produção de sementes de alface (uma planta pode produzir até 3g =3.000 sementes)

Colheita e beneficiamento de sementes de solanáceas (tomate, pimentão, berinjela e pimenta) e cucurbitáceas (pepino, moranga, abóbora, abobrinha, melão e melancia)
Procedimento: selecionar frutos bem formados, completamente maduros, sem defeitos e doenças. Colocar as sementes e a mucilagem (líquido placentário) em vasilhas de plástico por um período de 24 a 48 horas. Após esse período, quando ocorre a fermentação natural, deve-se lavar imediatamente as sementes em água corrente, utilizando-se uma peneira. A secagem deve ser naturalmente à sombra, revolvendo-se as mesmas para diminuir o agrupamento (empelotamento).
Beneficiamento e armazenamento: retirar as impurezas, guardar as sementes em sacos plásticos, tendo o cuidado de retirar o máximo de ar, e armazená-las em geladeira, na última gaveta da parte inferior.

Colheita e beneficiamento de sementes de milho-variedade
Procedimento: deve-se selecionar, no momento da colheita, as plantas com as melhores espigas de uma mesma variedade. Na hora de semear o milho-variedade deve-se certificar de que durante a floração não ocorra o cruzamento do pólen de outras cultivares próximas.
Beneficiamento e armazenamento: retirar as impurezas, guardar as sementes em sacos plásticos, tendo o cuidado de retirar o máximo de ar, e armazená-las em geladeira, na última gaveta da parte inferior.

Colheita e beneficiamento de sementes de cebola
Seleção e conservação dos bulbos: os bulbos selecionados (os maiores, sem defeitos e doenças) devem ser curados (redução da umidade) inicialmente a campo e posteriormente no armazém, que deve ser seco e ventilado para diminuir a umidade dos mesmos.
Época de plantio dos bulbos: o plantio dos melhores bulbos já brotados deve ser feito sob cultivo protegido para evitar o excesso de chuvas. A época mais indicada para as Regiões Sul e Sudeste é junho/julho e abril/maio,respectivamente.
Polinização: é realizada por insetos que se deslocam. Em função disso, deve haver isolamento mínimo de 400m, no caso de produção de sementes de duas cultivares.
Colheita das sementes: em torno de 6 meses após o plantio dos bulbos, as umbelas (hastes florescidas) começam a secar. Embora as umbelas não atinjam ao mesmo tempo o ponto de maturação das sementes, geralmente são feitas até duas colheitas de forma manual. A época mais propícia para a colheita é quando 10% das umbelas têm sementes expostas ou quando 40% das umbelas estão secas. As umbelas devem ser cortadas com 10 a 15cm de haste e colocadas em um saco.
Secagem e beneficiamento das sementes: após a colheita, deve-se levar as umbelas para secagem ao ar livre, expostas ao sol sobre panos ou caixas de madeira, durante quatro a cinco dias. Durante a noite, são
recolhidas ao abrigo. Após a secagem, utiliza-se um saco com um terço da sua capacidade com umbelas e bate-se com um pau roliço. A limpeza das sementes pode ser feita com peneira. Recomenda-se retirar as impurezas,guardar as sementes em sacos plásticos, tendo o cuidado de retirar o máximo de ar, e armazená-las em geladeira, na última gaveta da parte inferior.

4 comentários:

  1. boa tarde amigos gostária de saber por quanto tempo deve ficar armazenado a semente de tomate na geladeira, e se ela so pode ser retirada na hora de plantar,grato Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Seria possivel enviarem-me algumas dúzias de plantinhas para eu plantar e produzir batata doce?
    O pagamento seria feito através de transferencia para uma conta bancária
    Linda

    ResponderExcluir
  3. A respeito do armazenamento de sementes, a minha experiência é que se conserva muito bem, quando colocadas em sacos plásticos, cuidando-se para tirar o ar, na parte de baixo da geladeira. Para sementes de cenoura, tive boa emergência e vigor, durante 5 anos. As sementes foram retiradas da geladeira e plantadas logo a seguir.

    Em relação à aquisição de mudas de batata-doce, sugiro entrar em contato com a Epagri/Estação Experimental de Urussanga, SC, através do e-mail: werner@epagri.sc.gov.br

    ResponderExcluir
  4. Estou iniciando uma horta e com dificuldade para encontrar inhame, cará, macaxeira manteiga, abóbora moranga e mandioquinha.
    Gostaria de saber se tem pra me fornecer e eu pagaria por depósito.
    Meu endereço é geni.gc@hotmail.com. Aguardo retorno.

    ResponderExcluir

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Blog Archive

Blogger templates